Notícias | 8 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Bruno Garfinkel destaca a importância do Corretor na distribuição de seguros

Bruno Garfinkel, presidente do conselho da Porto Seguro, participou da live do CQCS nesta quinta-feira, 07/05, conversando com o fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho.À frente do conselho a menos de um ano, ele contou que começou a ter dimensão da pandemia quando teve um curso cancelado. “Estava em Boston, para um curso em Harvard no momento em que a covid começou a se espalhar pelos Estados Unidos”, recordou.

Ele disse que o período de quarentena tem servido para refletir sobre o propósito do papel do presidente à frente do conselho. “Nunca soube o que era ser presidente do conselho, eu almejava pela admiração que eu tinha pelo trabalho do meu pai, mas era algo distante”.

Bruno revelou ter pensado muito sobre o mercado e muitos dos temas que estão trazendo aflição para os corretores e “sobre como vamos sair de tudo o que está acontecendo”, disse.

Nesse sentido, ele lembrou de uma conversa com Boris Ber, da Asteca Corretora de Seguros – e integrante do Sincor-SP – sobre a importância do corretor de seguros e que deu a Bruno uma percepção positiva.

“O mundo digital que estávamos vendo acelerando apontava que o corretor encarece o processo. Aí temos o covid e vemos que o relacionamento pessoal é a chave do seguro e ele consegue ser um conselheiro do cliente porque ele é a pessoa que conhece o cliente e nenhuma máquina vai fazer isso”, ressaltou.

Para o presidente do conselho da Porto Seguro o mundo vai mudar, mas as relações humanas estão se provando mais valiosas do que nunca. “Estou muito empolgado com uma perspectiva diferente de como vamos sair desse cenário”.

Ele ainda falou das medidas adotadas pela companhia como a suspensão do estorno da comissão do corretor, a colocação de 70% dos colaboradores em home office. “Nossa operação é grande, já tínhamos uma parte em home office e não tínhamos certeza como seria o comportamento ao colocar 70% em home, mas tudo deu certo”.

Bruno destacou também que houve a preocupação em fortalecer o caixa da companhia. “Afinal temos que garantir o pagamento do salário das pessoas, as comissões, ajudar o corretor e tudo isso custa dinheiro”.

Bruno lembrou que a Porto Seguro foi construída ouvindo os corretores de seguros. Para ele, os corretores não podem se submeter a vender o que uma companhia quer. “Eles têm que pedir produtos com outra cara, tem que provocar a gente. A Porto foi construída ouvindo os corretores parceiros”.

O presidente do conselho da Porto Seguro revelou que o mercado de seguros tem dificuldade em conseguir desmistificar a questão do seguro. “Acho que o novo modelo de comunicação nos permite criar modelos lúdicos. O consumidor de seguro antes tinha que ter patrimônio; hoje olhamos objetos, o celular são micro patrimônios. Tem um caminho novo a ser seguido”.

Garfinkel enfatizou que é preciso ouvir o que o cliente precisa e exemplificou. “Estamos passando por um momento tão difícil na saúde e temos a cláusula de doenças graves no seguro de vida. Será que a pessoa não quer apenas a garantia de que terá atendimento em caso de uma doença grave? O quanto será que não estamos deixando de ouvir o que a pessoa precisa?”, questionou.

No fim da live, Bruno contou que havia uma discussão interna sobre o propósito da companhia. “Enxergamos que queríamos ser um porto seguro na vida das pessoas e isso tem impactado a empresa e a mim como pessoa. A partir do instante que nos propomos a isso, nossas ações têm que ser mais grandiosas”, afirmou.

Para ele, o momento atual é de redescobrir várias coisas para “de fato ser um porto seguro e concretizar essa essência que queremos ser”, finalizou.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN