A Amil Assistência Médica fechou contrato com a Embraer para a aquisição do jato Phenom 300. Esta será a primeira versão para transporte aeromédico do jato executivo Phenom 300, que entrou em operação no Brasil em maio de 2010.
Segundo o contrato, a entrega do avião está prevista para o quarto trimestre de 2011, após a certificação suplementar de tipo e a instalação do pacote especial para resgate médico.
De acordo com a Embraer, o Phenom 300 é uma aeronave apropriada para transporte aeromédico, pois possui a menor pressurização de cabine da categoria light, o que é um parâmetro importante para pacientes que precisam permanecer sob condições atmosféricas ao nível do mar. A porta de entrada do avião é a maior do segmento, facilitando a entrada e saída dos pacientes.
O avião será operado pela Aeromil, empresa criada em 1993 para administrar o Amil Resgate Saúde, uma estrutura de resgate aéreo e terrestre. A nova versão do Phenom 300 será equipada com o tradicional sistema PLUS (Patient Loading Utility System), fabricado pela LifePort.
A Embraer será a responsável por toda a integração dos equipamentos à aeronave, o que inclui reprojeto do interior, certificação adicional junto às autoridades aeronáuticas e montagem.