A contratação de um seguro de vida é um investimento realizado por muitas pessoas que escolhem ter a segurança e tranquilidade de estar amparado caso aconteça algum tipo de situação inesperada, como ser acometido por uma enfermidade, que impossibilite de sustentar a si mesmo e sua família, por exemplo. Partindo disso, quem tem filhos ou é responsável por crianças também quer proporcionar essa proteção aos pequenos. Mas, afinal, existe seguro de vida para crianças? Confira abaixo o texto com informações de artigo do blog da MAG Seguros.
Essa é uma dúvida que pode surgir já que, apesar de bastante importante, as condições que abrangem o universo dos seguros, ainda pode ser desconhecida por alguns. Quem cogita contratar um seguro para crianças, a fim de assegurar um amparo financeiro aos seus dependentes, atualmente não encontra no mercado nenhum que atenda especificamente às crianças. No geral, a idade mínima de contratação varia entre 16 e 18 anos.
Alternativas ao seguro para crianças
Embora não seja possível contratar um seguro de vida específico para crianças, o segurado que tem filhos pode incluí-los como dependentes na apólice de um seguro de vida tradicional, mantendo-os protegidos de diversos riscos do dia a dia. Em alguns casos, eles recebem o pagamento de indenização se algo inesperado acontecer aos responsáveis e que atrapalhe os planos que trilhou para seus dependentes.
Além do seguro de vida, existem outras alternativas para resguardar a vida das crianças em situações diversas, como o seguro saúde, seguro viagem, seguro de acidentes pessoais e o seguro de responsabilidade civil familiar. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles.
Seguro saúde para crianças
Para garantir um crescimento saudável, visitas periódicas ao médico é algo comum para crianças, além de que, é possível que elas fiquem doentes e seja preciso desembolsar para despesas médicas. Por isso, quem possui o suporte de uma apólice pode incluir as crianças entre as pessoas cobertas pelo seguro para que também contem com essa assistência.
Seguro viagem para crianças
No caso de seguro viagem, alguns países fazem a exigência desse tipo de serviço. Ainda que não seja obrigatório, é interessante que seja contratado para garantir uma viagem mais tranquila. No caso das crianças, esse tipo de seguro também garante o retorno em segurança do dependente ao país de origem caso algum problema de saúde grave (ou mesmo a morte) atinja o responsável.
Seguro de acidentes pessoais para crianças
Outra alternativa interessante é o seguro de acidentes pessoais. Geralmente essa categoria de seguro cobre uma série de custos, como por exemplo, despesas hospitalares.
Seguro de responsabilidade civil familiar
Essa cobertura pode oferecer suporte financeiro em diversos momentos que envolva os pais, os filhos e até mesmo terceiros. Ao contratar um seguro residencial que tenha entre as coberturas incluídas o de responsabilidade civil familiar, isso pode, além de proteger a casa da família, também a casa de terceiros, caso algum dos filhos gere algum tipo de dano a casa do vizinho, por exemplo, como quebrar uma janela jogando futebol.