Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 7 de dezembro de 2021 | Fonte: Sergio Ricardo

O Homem Disparou

O que dizer de 2020 e 2021?

Muitos dirão que foram anos muito difíceis, com o que eu concordo em gênero, número e grau, mas quando começo a me encontrar com as pessoas presencialmente, percebo que todos os obstáculos superados construíram mudanças espetaculares que vieram para ficar, muito interessantes.

A primeira delas foi a necessidade de investir em informatização dos processos, o que aconteceu do dia para a noite, causou pânico, problemas, mas mudou de vez o status quo dos corretores de seguros.

A segunda foi perceber que o trabalho remoto é produtivo e ao contrário do que se pensava tem muitas vantagens sobre as formas tradicionais. Dentre elas a saúde dos trabalhadores, que não precisam se expor a horas de deslocamento, comer mal etc. os espaços corporativos podem agora serem menores, compartilhados é isso faz bem ao bolso do empreendedor.

A terceira é que o endereço digital passou a ser mais importante que o endereço físico e é necessário cuidar de ambos, pois são cartões de visita importantes para os empreendedores.

A quarta é que as pessoas perceberam que o foco do cliente é mais importante que o foco no cliente (um decorre do outro) e o investimento em atender bem é fundamental, porque ninguém tem tempo mais para perder clientes por mal atendimento e falta de zelo nos relacionamentos.

A quinta é que se percebeu a importância de entender como a regulação pode interferir para o bem ou para o mal nas nossas vidas, o que exige estar representado politicamente e, sobretudo, participar ativamente do mercado.

A sexta é que a revolução (o nome é esse mesmo) dos relacionamentos aconteceu em todos os sentidos.

Para ficar por aqui, a sétima e igualmente importante é que houve uma importante retomada da percepção da necessidade de capacitação contínua. Neste aspecto, como militante da educação, posso dar o testemunho que a quantidade de alunos em cursos de capacitação rápida dobrou e que as turmas dos cursos de pós-graduação que coordeno (MBA Saúde Suplementar, MBA Seguros, MBA Gestão de Operadoras de Planos de Saúde – IPETEC/UCP) triplicaram e ainda bem que é assim, porque nada (nada mesmo) é mais importante para quem quer fazer carreira e/ou fazer sucesso em um mercado tão dinâmico.

A esta altura do texto alguém pode estar pensando: “mas quem é o homem que disparou que o Serjão citou no título deste artigo?”

O homem (ou mulher) que disparou foi o corretor de seguros, que com tudo que aconteceu se tornou mais forte. De fato disparou em 2020 e 2021, e vai detonar em 2022.

Parabéns a todos os corretores de seguros pelas lutas já travadas e pelas que virão em 2022. Vai dar certo. Vamos que vamos.

Parabéns também a todos os securitários.

Boas Festas e um Ano Novo espetacular.

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, IPETEC UCP, ENS, FGV, FUNCEFET, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. É, atualmente, coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Gestão de Negócios de Seguros http://www.ipetec.com.br/mba-em-negocios-de-seguros-ead/ e do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance na UCP. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com([email protected]).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN