Enumerei 10 conselhos, desde já lembrando que se conselho fosse bom seria vendido, mas se eles puderem ser úteis, já estarão valendo:
1. Sobreviver à pandemia, preservando a vida dos nossos familiares e dos nossos colaboradores, sobretudo não deixando de vacinar a todos, sem esquecer das medidas não farmacológicas que já são conhecidas por todos;
2. Manter os clientes atuais, renovando todos os seguros que forem possíveis, sem comprometer as margens comerciais estabelecidas;
3. Ampliar o relacionamento com os clientes atuais, para trazer mais negócios. Aquele cliente que só tem o automóvel segurado com você precisa ser convencido a investir em seguro residencial, de vida, de equipamentos etc. Quanto mais vínculos de negócio com você, maior a fidelidade;
4. Na mesma linha, pedir indicações dos seus clientes atuais, que já são bem atendidos por você e, assim, não terão maiores problemas em indicá-lo para os familiares e amigos, com a certeza que pelo menos serão também muito bem atendidos;
5. Para os 3 itens acima é necessário que o corretor tenha tempo disponível para que possa executar os processos de prospecção de clientes, vendas novas e manutenção de clientes, assim, o desafio é planejar as tarefas diárias de forma que seja reservado uma determinada quantidade de horas para que isso seja realizado e se for assim os resultados aparecerão quase que imediatamente;
6. Diversificar a carteira é muito importante. Os corretores têm que atuar em seguros de danos, mas também em benefícios como planos de saúde, seguros de pessoas e até previdência complementar aberta, sendo necessário que invistam tempo para conhecer como isso funciona;
7. Gerir os custos de perto, que significa separar e agir sobre as boas e as más despesas. É preciso pensar no que pode ser investido para vender mais e o que pode ser eliminado ou reduzido na planilha de custos mensais. Por vezes, contratar mais uma pessoa para fazer frente à rotina operacional da corretora pode fazer com que o corretor ganhe mais uma hora pode dia para, por exemplo captar novos negócios, o que pode valer super a pena;
8. Na mesma linha, investir em sistemas de gestão, multicálculo e CRMs são bons investimentos que podem fazer muita diferença em termos de produtividade;
9. Há muito trabalho pela frente em 2022, mas não há como esquecer que as finanças pessoais têm que estar organizadas, para que os desafios empresariais possam ser cumpridos sem que uma coisa se misture com a outra;
10. Para finalizar, a vida passa rápido e com isso, tudo o que levamos dela são as pessoas que amamos (familiares e amigos), as pessoas que trabalham com a gente, os clientes amigos e aquelas que conseguimos ajudar, por tudo isso, não deixe que a rotina pesada o afaste do que é de fato mais importante: as pessoas.