Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 6 de setembro de 2024

Riscos da Qualidade

Sou apaixonado por gestão da qualidade. Nos meus estudos sobre o tema (que já foi até tema de dissertação do meu mestrado) acabei descobrindo que existem os custos da (má) qualidade e que se assim quisermos, podemos olhar para isto sob a ótica de riscos.

Portanto, os riscos da má qualidade de produtos e serviços estão nas escolhas estratégicas que são feitas, que acabam direcionando o que será realizado e na concepção sem os devidos cuidados com os processos (finalísticos, operacionais ou de gestão).

Participo de muitos grupos de mensagens do mercado. Em todos eles, quase que o dia todo, as pessoas reclamam do mal atendimento e, mais ainda, de processos que funcionam mal, complicam coisas simples e induzem a erros.

Há uma disciplina já bastante discutida nas escolas de gestão que trata da experiência do usuário, mas parece que há muita dificuldade de entender o que fazer para melhorar a percepção de qualidade dos usuários.

Recentemente, promovi uma pesquisa em um grupo de corretores de seguros experientes para saber quanto tempo eles perdiam com tarefas operacionais desnecessárias (que foram transferidas a eles pelas seguradoras). A grande maioria registrou que mais de 20% do tempo útil que poderia estar sendo gasto com proteção de negócios está sendo dispersado em tarefas que poderiam ser simplificadas e automatizadas pelas seguradoras.

Estamos todos expostos ao risco da má qualidade, mas enquanto isso se promove o discurso da inovação, das novas tecnologias e até a inteligência artificial, que no dia a dia dos corretores soam como coisas distantes e dispersas, enquanto a verdadeira oportunidade talvez esteja em melhorar a entrega de serviços básicos.

Qual a sua opinião sobre a qualidade em serviços e o que poderia ser feito para de fato inovarmos?

Siga-me em @sricardoms

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

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