Mercado & Fomento | 6 de junho de 2024

Digital, sem perder o lado humano

Nunca se falou tanto em tecnologia na venda de seguros e, como em quase todos os ramos, seu uso realmente é decisivo. Também é verdade que um dos segredos nessa comercialização é compreender melhor as pessoas e suas necessidades, de forma eficaz e humana. A boa notícia é que as duas verdades se complementam e a tecnologia somente ajuda nessa missão de várias formas:

1. Compreender as necessidades individuais: ouvir atentamente os clientes para entender suas preocupações e necessidades específicas de cobertura de seguro é sempre o primeiro passo. A tecnologia permite criar escala nesse processo, já que hoje as vídeo chamadas, WhatsApp e redes sociais tornaram esse processo muito mais fácil.

2. Educação e transparência: hoje é possível consultar infinitas fontes on-line para capacitação, permitindo ao corretor fornecer informações claras e educativas sobre os diferentes tipos de seguro e as opções disponíveis, garantindo que os clientes entendam completamente o que estão comprando.

3. Empatia e compreensão: hoje em dia, por meio das redes sociais temos muito mais informação sobre os clientes. Aproveite essa proximidade para demonstrar empatia e compreensão em relação às suas preocupações e dúvidas, mostrando que você está genuinamente interessado em ajudá-los a encontrar a melhor solução para suas necessidades.

4. Personalização: as seguradoras estão criando produtos cada vez mais com possibilidades de personalização. Como você hoje tem condições de conhecer melhor seus clientes como dito nos itens anteriores, fica fácil oferecer soluções de seguro personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, ao invés de adotar uma abordagem genérica.

5. Acompanhamento pós-venda: aí é a hora de se mostrar presente, nos bons e maus momentos, e não apenas quando ocorre o sinistro. Aproveite as redes sociais e o WhatsApp para manter contato regular com os clientes para garantir que eles estejam satisfeitos com sua cobertura de seguro e para oferecer assistência adicional sempre que necessário.

Aproveitando a tecnologia, você consegue humanizar a relação de venda e compra de seguros. Seja digital, mas sem perder o lado humano. Com isso não apenas aumentará as vendas, mas também construirá uma base de clientes leais e satisfeitos.

seguro #tecnologia #relacionamento #corretor #futuro

Marco Antonio Gonçalves

Atualmente, o especialista é presidente do Fórum Mário Petrelli, além de também presidir o Conselho Consultivo da MAG Seguros. Desempenha ainda atividades como conselheiro no Conselho de Administração da SICOOB Seguradora e diretor do Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros de São Paulo (SindsegSP). Formando em direito, Marco já foi diretor na Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham) e atuou como vice-presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Também esteve no cargo de Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), e presidiu o Conselho Empresarial de Seguro e Resseguro daquela mesma Instituição. No Grupo Bradesco Seguros, atuou por 40 anos , ocupando vários cargos de direção , sendo que quando de sua aposentadoria ocupava o cargo de Diretor Geral da Bradesco Seguros

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN