Ninguém começa um relacionamento para dar errado, certo? Com uma nova contratação é a mesma coisa. Talvez você já tenha percebido como contratar errado pode custar caro para sua empresa, mas hoje vamos falar como contratar certo!
Contratar os candidatos certos é uma das coisas mais importantes para o sucesso da empresa, e é exatamente por isso que ter uma boa estratégia de recrutamento e seleção faz toda a diferença.
Contratar errado pode custar (muito) caro para sua empresa
Considere esse cenário: a empresa gasta tempo planejando e divulgando a vaga, passa pelo processo de seleção e contrata um candidato. Depois da contratação, o novo colaborador é bem recebido, apresentado para a equipe, participa do treinamento e começa na função. Tudo certo até aí.
Agora, imagine que depois de poucos meses as coisas começam a dar errado: o colaborador está insatisfeito, a empresa também não está gostando dos resultados e a integração com a equipe não está dando certo. O contrato é encerrado. A alta rotatividade pode custar muito caro, e não estamos só falando de dinheiro. Olha só o que uma contratação ruim pode gerar na empresa:
Gasto de tempo
Pense em todo o tempo gasto no recrutamento e seleção, onboarding e treinamento. Tudo isso vai por água abaixo quando uma contratação é feita de forma inadequada. Além disso, o profissional que investiu tempo treinando o novo colaborador poderia estar sendo mais produtivo em outra área.
Desperdício de recursos financeiros
Entre 1,5 e 2x o salário anual do colaborador. Esse é o valor de substituir um profissional na equipe. Contando tudo, esse valor com certeza vai pesar bastante no orçamento anual da empresa.
Queda de moral entre as equipes
Criar relacionamentos no ambiente profissional leva tempo, mas uma má contratação pode
impactar negativamente a relação das equipes, e, consequentemente, a qualidade do
trabalho Seja por um fit cultural que não bate com o resto do time ou pelo desligamento de um colega que já estava começando a fazer parte do grupo, esse impacto pode ser bem significativo na produtividade e nas relações profissionais. Além disso, se isso acontece de forma frequente, que imagem os colaboradores vão ter sobre o compromisso e a seriedade da empresa? Ou pior, do futuro deles nela?
Rompimento nos objetivos da empresa
A contratação é um investimento que envolve expectativas, demandas e visão de futuro. Uma contratação mal sucedida é como um relacionamento rompido, em que as expectativas não são alcançadas. Do ponto de vista corporativo, isso quer dizer que o negócio não se desenvolve como deveria, o que pode desestabilizar toda a estratégia da empresa. Faça as perguntas certas na hora da entrevista. Você pode baixar o check-list no link: https://megaluzz.com.br/conteudo/.
Como contratar os melhores profissionais para sua empresa
Vamos à parte prática? Falamos sobre como contratar errado pode custar caro, mas e sobre
como contratar certo? Temos alguns pontos que vão guiar esse processo e que podem te
ajudar muito a fazer contratações mais assertivas.
1) Olhe a empresa como um todo
Tudo começa com a realidade da sua empresa como um todo. Essa é a parte mais importante,
porque é a partir disso que você consegue entender aonde a empresa quer chegar e o que ela
precisa para chegar lá. Isso é importante na contratação porque são as pessoas que levam a
empresa para a frente, e a empresa precisa das pessoas certas. Reflita sobre a missão, visão
e valores da empresa, e qual a cultura organizacional que existe ou que está sendo
implementada. Esse é o passo zero, que vai direcionar todos os outros.
2) Tenha um perfil traçado da vaga e do candidato ideal
Entendendo a realidade da empresa, fica muito mais fácil traçar o perfil de profissional que ela
precisa para determinada vaga. Você precisa responder uma pergunta: qual é o resultado
esperado desse cargo? E, partindo disso, traçar o perfil do candidato ideal.
É importante diferenciar o candidato ideal do candidato perfeito: o primeiro existe, mas o
segundo não. Mesmo assim, esse perfil precisa ser traçado com o maior detalhamento
possível baseado no que a empresa realmente precisa para esse cargo. Quais são as habilidades técnicas necessárias? E as habilidades interpessoais? Quais as atribuições que esse profissional irá ter no dia a dia? Tudo isso precisa ser levado em conta e colocado no papel.
3) Defina o quanto – e o que – você está disposto a investir por esses resultados
Uma contratação só se torna um gasto pra empresa se ela for feita da maneira errada. Do
contrário, ela realmente é um investimento, porque são os colaboradores que dão retorno e
fazem a empresa avançar. Pode parecer repetitivo dizer isso, mas essa visão faz com que as
empresas encarem as contratações de outra forma.
Não é só o candidato que precisa de um emprego, mas a empresa também precisa de um bom profissional. Por isso, para atrair os melhores talentos, é preciso oferecer um salário e benefícios corporativos à altura dos resultados esperados. Entender que os dois lados querem que esse relacionamento dê certo é a chave para fazer o possível para que isso aconteça. Provavelmente o candidato está participando de outros processos seletivos também, e aí é necessário responder à pergunta: “por que essa pessoa escolheria trabalhar aqui?” Quando falamos que a empresa precisa saber quanto está disposta a investir pelos resultados esperados, queremos dizer que a compensação e os benefícios precisam estar adequados à importância da vaga, ao grau de especialização do profissional e à realidade do mercado. A situação é bem diferente quando falamos de um cargo de alto executivo e de um estágio.
4) Procure nos lugares certos
Já pensou em fazer recrutamento interno? Possivelmente quem está na empresa já mostrou
ser capaz de fazer um bom trabalho e de se alinhar à cultura organizacional. Pode ser que
essa pessoa possua as habilidades necessárias para cumprir as demandas da vaga, mas nem
sempre esse é o caso. Saber procurar pelos candidatos, ou melhor, saber divulgar a vaga nos locais certos, pode economizar tempo lá na frente na hora de fazer a triagem dos currículos.
Invista tempo em sites como LinkedIn, observe os perfis, mas não descarte indicações de
colaboradores ou pessoas de confiança. Esse tipo de recomendação mostra que a pessoa que
está recomendando acredita no trabalho desse candidato – algo muito valioso na hora de
contratar.
Divulgue as oportunidades em sites de vagas e no próprio site e redes sociais da empresa,
e existem também as agências de emprego, que precisam ser bem avaliadas. Crie uma
descrição detalhada e facilite o contato e envio de currículos.
5) Revise bem os currículos – mas cuidado!
O currículo é a principal forma que um candidato tem de comunicar suas capacidades, histórico
e ambições. É impossível se candidatar a uma vaga sem um resumo profissional bem
preparado. É na revisão de currículos que os recrutadores começam a recusar candidatos que não se
encaixam nos requisitos da vaga – que já devem ter sido muito bem pensados antes mesmo do
processo começar. Essa é a importância dessa etapa: filtrar os candidatos baseado em suas
capacidades técnicas, habilidades e histórico profissional e acadêmico.
Procure entender bem as experiências prévias do candidato: o que ele fez, quais eram suas
funções, cargos, etc. Da mesma forma, é importante sim considerar a escolaridade, cursos, e
toda a experiência acadêmica que ele teve – apesar de isso ter mais ou menos valor
dependendo da vaga. Apesar de os currículos serem muito importantes, nosso alerta é para que a decisão não seja tomada baseada apenas em um currículo recheado, com nomes importantes e aparentes conquistas. Nem sempre o melhor candidato para a vaga é o candidato com o currículo
mais impressionante. Isso é importante, mas é uma parte do todo.
6) Vá fundo nas entrevistas
Saber entrevistar um candidato é um dos pontos principais na hora de contratar certo.
Se o currículo é a apresentação das habilidades técnicas e do histórico do candidato, é na
entrevista que os recrutadores podem conhecer o candidato como pessoa – e é isso que
precisa ser feito nessa etapa. Até então, o candidato pode ser apenas um currículo ou até uma foto, mas é na hora da entrevista que o verdadeiro contato acontece, é a hora de conhecer realmente quem essa
pessoa é, além de números ou títulos. A entrevista é uma oportunidade de conhecer o caráter, os valores e a forma de pensar do candidato. Para isso, é importante estar aberto para uma conversa sincera sobre a vaga, a empresa e sobre a pessoa também, para que os dois lados possam se conhecer melhor, se
entender e ver se essa é a melhor escolha para ambos. É nessa fase que as perguntas de entrevista são feitas. Existem algumas básicas, que muitos candidatos já vêm até preparados para responder, e por isso é importante não se prender só a elas. Faça perguntas sinceras, prepare-se previamente para fazer questionamentos que realmente te ajudem a conhecer esse candidato melhor, tanto como pessoa como em relação à vaga anunciada.
Seja observador, e se possível, saia do comum – respeitando o candidato, claro. Mas crie um
ambiente agradável, onde ele possa se sentir à vontade e ter uma conversa proveitosa para
ambos os lados! Apesar de isso ser um desafio durante entrevistas remotas, é possível e muito
importante.
Saber como contratar bem: um grande passo na direção certa
Se as pessoas são o maior bem das empresas, saber como contratar é o melhor caminho para
que o negócio chegue aonde ele precisa.