Carreira & Gestão | 26 de agosto de 2024

De vendedor a empreendedor: como Corretores de Seguros podem prosperar com equipes de alto desempenho

Team of business people stacking hands

Como corretor de seguros, você provavelmente está acostumado a concentrar seus esforços na venda de produtos e na construção de uma carteira de clientes. No entanto, à medida que seu negócio cresce, a gestão de pessoas se torna cada vez mais crucial para o seu sucesso. Muitos corretores de seguros lutam com esse desafio, mas a chave para superar essa dificuldade está em deixar de ser apenas um vendedor e se posicionar como um empreendedor.

O primeiro passo é investir no recrutamento e seleção de talentos. Não basta contratar pessoas com experiência em seguros; você precisa encontrar indivíduos com habilidades complementares, como comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ao construir uma equipe diversificada e talentosa, você terá uma vantagem competitiva no mercado.

Após a contratação, o próximo passo é investir no treinamento e desenvolvimento de sua equipe. Ofereça programas de capacitação que abordem não apenas aspectos técnicos do seguro, mas também habilidades de liderança e gestão. Isso ajudará seus colaboradores a se tornarem mais confiantes, eficientes e engajados no alcance dos objetivos da empresa.

Ao se posicionar como empreendedor, você também deve desenvolver suas próprias competências de liderança e gestão. Aprenda a delegar tarefas, a dar feedback construtivo e a motivar sua equipe. Seja um modelo a ser seguido, demonstrando os valores e a cultura que você deseja cultivar em sua organização.

Além disso, é importante que você adote uma mentalidade de investimento em sua equipe. Veja seus funcionários não apenas como colaboradores, mas como parceiros estratégicos no crescimento do seu negócio. Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional para alcançar o resultado que te falta. Normalmente, o resultado que te falta depende do conhecimento, das habilidades e atitudes que você ou o seu time ainda não têm.

Para descobrir quais são essas lacunas, observe empreendedores que já possuem os resultados que você quer experimentar e liste as principais diferenças entre vocês. Crie um passo a passo e comece a colocar em prática o que não tem feito parte da sua realidade. Se você executar, tenho certeza de que vai sair do lugar.

Eu estou torcendo por você.

Bruna Garcia

Apaixonada por empreendedorismo, Bruna Garcia é fundadora da Megaluzz Negócios, empresa especialista em gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Coautora do Best Seller “Comunicação Assertiva”, criadora do método PACS- Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros, é consultora de Gente e Gestão, atração & seleção de talentos com foco no desenvolvimento de times de alta performance. Seu trabalho alia técnicas de desenvolvimento humano, ferramentas de administração e inovação com recursos adquiridos ao longo de sua experiência de mais de 20 anos no segmento seguros varejo, concessionárias e bancos com a missão de ajudar pessoas e empresas na transformação de seus resultados. Consultora pela FGV, Especialista em vendas e negociação (FIA), MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESPSP), Graduada em negócios securitários (Unibero-Anhanguera) é Master e Team Coach membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching (IAC). Certificada em design thinking, é analista de inteligência emocional, competências e comportamental emitidas pela SLAC, AC, EMCC, PCA, Atools, Master Practitioner em PNL pela SIPNL, Scrum Master e Corretora de Seguros todos os ramos por formação (ENS-Escola de Negócios e Seguros).

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