Carreira & Gestão | 3 de agosto de 2023

Como conduzir uma entrevista remota

Muitas coisas mudaram de três anos para cá, não é mesmo? Até as entrevistas de emprego
ganharam um novo formato. Apesar das mudanças e adaptações necessárias, as entrevistas
remotas trouxeram muito mais prós do que contras, tanto para candidatos, quanto para
recrutadores.

Ganhos de tempo, economia de deslocamento, aplicação de testes on-line são apenas
algumas das vantagens do novo formato. Essas são, inclusive, algumas das razões pelas quais
as entrevistas à distância devem permanecer como padrão, mesmo com a retomada gradual
das atividades presenciais.

Mas como tudo pode ser ainda melhor, separei algumas dicas para você, que recruta pessoas,
entrevista candidatos, e quer aumentar ainda mais a eficiência no seu dia a dia.

1) Esteja preparado
Essa é uma dica que parece óbvia, mas sempre vale lembrar. Analise o currículo do candidato
com antecedência, liste as perguntas que você pode fazer, peça exemplos de situações reais
que ele vivenciou. Não é porque a entrevista é online, que você pode deixar para ver o
currículo na hora.

2) Oriente o candidato
Ninguém deveria entrar em uma sala de entrevista de pijama e descabelado. Mas essa é uma
das razões pelas quais muitos candidatos ficam com a câmera fechada na hora da conversa.
Para evitar esse tipo de situação, envie as orientações para a entrevista com um ou dois dias
de antecedência. Lembrar questões básicas, como deixar a câmera aberta e estar em um
ambiente claro, te ajudam a evitar constrangimentos com quem está do outro lado da tela.

3) Seja leve
Mesmo virtual, a entrevista ainda é um momento de tensão para o candidato. Invista no
Rapport para quebrar o gelo, conecte-se com o candidato falando sobre algum ponto
interessante que estava no currículo, mostre sua disposição e seu interesse em fazer com que
esse momento seja o mais confortável e transparente possível. Assim, você reduz o clima de
ansiedade e consegue extrair o melhor de um possível funcionário. Costumo orientar meus
alunos e clientes a avaliarem esses 5 pilares: currículo e experiências, competências técnicas,
competências comportamentais, perfil comportamental e alinhamento cultural com seu negócio.
Com leveza, as perguntas certas vão te ajudar a descobrir se é a pessoa certa para a empresa.

4) Seja compreensivo, mas atento
O momento da entrevista remota é muito importante para conhecer um pouco do ambiente de
trabalho do seu futuro funcionário, caso a vaga seja remota. Na mesma proporção, você deve
ser compreensivo. Entenda se o cachorro latir ou uma criança aparecer, questões assim
costumam ser facilmente gerenciadas.

5) Faça perguntas abertas, mas objetivas
Perguntas que farão o candidato responder “sim” ou “não” são pouco eficazes. Na hora de
conduzir a entrevista, prepare questões que deixem o candidato à vontade para compartilhar
experiências e falar sobre seus conhecimentos, habilidades, atitudes e desafios. Essa ação é
importante para avaliar se a pessoa tem todas as competências necessárias para a vaga. Por
outro lado, cuidado para não ser geral demais e gastar mais tempo do que o necessário.

6) Dê feedback
Seja por e-mail, mensagem ou outra forma de contato, lembre-se que o candidato está
aguardando para saber o resultado da entrevista. Dar um feedback e ser gentil, independente
da resposta, é muito importante para quem está do outro lado.
Então, o formato remoto já faz parte do seu RH? Quais outras dicas são úteis no seu dia a dia?
Compartilhe suas dúvidas nos comentários!

Bruna Garcia

Apaixonada por empreendedorismo, Bruna Garcia é fundadora da Megaluzz Negócios, empresa especialista em gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Coautora do Best Seller “Comunicação Assertiva”, criadora do método PACS- Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros, é consultora de Gente e Gestão, atração & seleção de talentos com foco no desenvolvimento de times de alta performance. Seu trabalho alia técnicas de desenvolvimento humano, ferramentas de administração e inovação com recursos adquiridos ao longo de sua experiência de mais de 20 anos no segmento seguros varejo, concessionárias e bancos com a missão de ajudar pessoas e empresas na transformação de seus resultados. Consultora pela FGV, Especialista em vendas e negociação (FIA), MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESPSP), Graduada em negócios securitários (Unibero-Anhanguera) é Master e Team Coach membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching (IAC). Certificada em design thinking, é analista de inteligência emocional, competências e comportamental emitidas pela SLAC, AC, EMCC, PCA, Atools, Master Practitioner em PNL pela SIPNL, Scrum Master e Corretora de Seguros todos os ramos por formação (ENS-Escola de Negócios e Seguros).

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