Carreira & Gestão | 13 de abril de 2023 | Fonte: Bruna Garcia

25 Maneiras de Reconhecer um Colaborador com custo zero ou bem próximo de zero

“Você não constrói uma empresa, você constrói um time e o time constrói a empresa”. Essa frase é de Mauricio Benvenutti e diz muito sobre negócios. Para mim isso é tão real que a missão da Megaluzz é transformar a realidade de pequenas e médias empresas por meio do seu principal ativo: pessoas.

Pessoas são a grande fonte de energia de uma organização, sem elas não conseguimos executar, tirar projetos do papel, garantir a eficiência dos processos. Eu costumo trazer para as turmas do PACS (Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros) que quando temos um time engajado conseguimos gerar satisfação no cliente. Cliente feliz e satisfeito compra de novo, indica mais clientes, fideliza! A obtenção do lucro é resultado desse casamento. E como pessoas não é exata, onde 1+1=2, começam os desafios com motivação, engajamento e produtividade.

As novas gerações têm valorizado o propósito no trabalho, os longos planos de carreiras estão sendo extintos aos poucos e estamos em uma era que somente o salário financeiro não é mais o suficiente. Precisamos falar sobre salário emocional. Foi pensando em ajudar você com essa missão que compartilho 25 maneiras de reconhecer um colaborador com custo zero ou bem próximo de zero para te inspirar na gestão de pessoas:

1. Deixar um post it com elogio no monitor. 

2. Mandar um e-mail de agradecimento específico para uma pessoa.  

3. Mandar um e-mail de agradecimento para uma pessoa copiando outras. 

4. Enviar uma carta de punho por correio.  

5. Convidar para um almoço.  

6. Dar um bombom ou chocolate preferido. 

7. Enviar um áudio contagiante no whatsapp.  

8. Fazer uma reunião para dar um feedback positivo.  

9. Fazer uma reunião com um grupo para dar um feedback positivo.  

10. Funcionário do mês.  

11. Ranking com premiação (1°, 2° e 3° lugar).

12. Promoção (cargo maior na empresa).  

13. Presentear com um curso de capacitação na própria área do colaborador.  

14. Vale presente (cinema, restaurante, show).  

15. Folga em uma sexta-feira ou em um feriado prologado. 

16. Descontos ou bolsas nos próprios produtos da empresa.  

17. Presente personalizado (ex.: uma palheta para quem é músico, uma luva de ciclista para  

quem gosta de andar de bicicleta).  

18. Presente que pode ser usado no dia-a-dia (caneta, post it).  

19. Presente para terceiro (um jantar para o colaborador e mais uma pessoa).  

20. Convidar a família (filhos e/ou cônjuge) para vir no ambiente de trabalho em um dia  

específico.  

21. Saber o que o colaborador gosta de comer (exemplo: doce de leite) e levar para ele um dia.  

22. Elogio/reconhecimento verbal. 

23. Folga no dia do aniversário. 

24. Dar um vale presente ou presente para alguém da família do colaborador.  

25. Perguntar como vai a família e os sonhos, mostrar interesse pessoal pelo profissional.

Mas, na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de demonstrar gratidão por atitudes que, embora possam ser pequenas, são importantes para o trabalho, autoestima e motivação. 

Ser gentil e agir de forma cordial com as pessoas a nossa volta é uma atitude capaz de melhorar as relações de trabalho, afinal “gentileza gera gentileza”. 

Tenho plena convicção que um time feliz e engajado ganha em performance e produtividade.

Agora que você tem 25 opções para implementar, o que acha de colocar a mão na massa e começar a experimentar uma gestão humanizada e eficiente?  

É hora de ir além!

Bruna Garcia

Apaixonada por empreendedorismo, Bruna Garcia é fundadora da Megaluzz Negócios, empresa especialista em gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Coautora do Best Seller “Comunicação Assertiva”, criadora do método PACS- Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros, é consultora de Gente e Gestão, atração & seleção de talentos com foco no desenvolvimento de times de alta performance. Seu trabalho alia técnicas de desenvolvimento humano, ferramentas de administração e inovação com recursos adquiridos ao longo de sua experiência de mais de 20 anos no segmento seguros varejo, concessionárias e bancos com a missão de ajudar pessoas e empresas na transformação de seus resultados. Consultora pela FGV, Especialista em vendas e negociação (FIA), MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESPSP), Graduada em negócios securitários (Unibero-Anhanguera) é Master e Team Coach membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching (IAC). Certificada em design thinking, é analista de inteligência emocional, competências e comportamental emitidas pela SLAC, AC, EMCC, PCA, Atools, Master Practitioner em PNL pela SIPNL, Scrum Master e Corretora de Seguros todos os ramos por formação (ENS-Escola de Negócios e Seguros).

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