Eu jamais imaginaria que um dia veria a Porto Seguro exposta na mídia de forma tão negativa. E a maioria das pessoas que eu conheço também.
Mas acho que a Cia vai ter a sua oportunidade de provar a sua inocência no assunto e caso fique provado que alguém, funcionário ou terceirizado, tem culpa no cartório, eles serão dignos na reparação das perdas e na punição dos culpados.
Porem o que deveria ser um problema operacional, virou um problema de COMUNICAÇÃO.
Dos diversos questionamentos que recebemos aqui no site, escolhi dois para que possamos refletir em conjunto e crescermos com esta experiência.
O 1º questionamento foi o porquê de estarmos dando destaque a estas noticias.
Ora bolas!!! Porque são noticias de destaque, importantes e que estão acontecendo. Esconder a informação é uma prática antiga, autoritária e danosa, principalmente, em uma era em que a informação esta democratizada. Mas lembro a estes questionadores que temos dado destaque também quando a Porto Seguro se manifesta, publicamos, da mesma forma, comentários em defesa da Cia e esta coluna já foi palco de uma ampla defesa na última edição.
E não posso deixar de informa que a Porto Seguro NUNCA pediu que agíssemos de forma diferente.
Outro comentário foi se o Dr. Jayme Garfinkel tinha enviado alguma correspondência ao site agradecendo o meu comentário em defesa da Cia. Eu liguei para o Corretor e falei que ele não tinha obrigação nenhuma de agradecer, mas ele retrucou que, na opinião dele, era uma questão de educação e, portanto, era uma obrigação, principalmente em momentos de crise.
Refleti, achei que ele tinha certa razão e, por curiosidade, pedi a minha equipe que contatasse os 13 Corretores que se manifestaram, publicamente, em defesa da Porto.
Nenhum deles recebeu qualquer contato da Cia, seja de Diretores, Gerentes ou Funcionários de qualquer nível hierárquico, agradecendo a iniciativa de defesa.
Aí me vejo obrigado a analisar este assunto dentro da minha profissão, Comunicação Eletrônica.
Alias, no dia 22.03, assim que recebemos 1ª matéria da Folha de São Paulo no Fale Conosco do site, liguei para a Porto Seguro e me coloquei a disposição da Cia para auxiliá-la, no que fosse necessário, para o bom nome da Instituição Seguro, sem cobrança de honorários, inclusive.
Afinal, imaginei que seria uma operação de guerra e que todos aqueles que se dispusessem a ajudar, poderiam ter algum valor.
Hoje, no que podemos chamar d e “O olho do furacão” vejo que poderia ter ajudado.
No momento em que se está vivendo uma crise, com ataques duros visando colocar em dúvida a credibilidade de uma empresa e alguém, seja quem for, se levanta em defesa da Cia, é saudável, oportuno e INTELIGENTE apoiar e criar um espírito de aliança.
Dê uma olhada no comentário de um Corretor sobre a minha última coluna:
“15 longos dias já se passaram e a Porto Seguro ate agora não apresentou nenhuma explicação plausível para os desmandos praticados por seus funcionários.
Ate quando vamos continuar tendo que defender a Porto diante de segurados inseguros ?
Já perdi dois segurados em renovações pois cai na besteira de bater boca com eles defendendo a Porto.”
Se prestarmos atenção, veremos que é um profissional que vende produtos da Cia, gasta o seu tempo defendendo-a, chegando a perder alguns negócios, e dinheiro, em função desta disposição.
Será que ele não estaria mais satisfeito se a Cia estivesse em contato próximo com ele? Se ele pudesse dispor de mais argumentos, alem do numero de sinistros liquidados?
Se soubesse do esforço de revisão dos processos de sinistros que TODAS as Seguradoras estão fazendo neste momento?
Se recebesse um telefonema, mesmo que fosse de uma moça do 0800 informando que a Porto agradecia muito o seu apoio e que ele se mantivesse firme que a Cia não iria decepcioná-lo.
Alias, onde andam e o que estão fazendo os acounts desses Corretores Defensores, que não são capazes de dar um telefonema de agradecimento?
Imagine então se ele recebesse um e-mail do Dr. Jayme agradecendo por ele estar defendendo a Cia?
Nossa!!! Ia ter o maior impacto…
Esta é uma situação de guerra e todo bom general sabe como manter os seus soldados motivados.
O silêncio e a distância na hora da batalha pode desmotivar os soldados…
Pare e pense…
Aquele abraço,
Gustavo
Obs1- Hoje, ao avisar a Porto Seguro que estaria publicando este texto fui informado que o Dr. Jayme já estaria enviando uma correspondência. Mas como o material já estava pronto, achei valido publicar.
Obs2-Antes que os agoniados de plantão comecem a questionar, a próxima Coluna será “O que há de verdadeiro nestas acusações do MP? a pergunta que não quer calar…. “. Aguardem!!