Pare e Pense | 6 de janeiro de 2004 | Fonte: CQCS

2004 – O que será o amanhã?

Chega um novo ano, cheio de eventos e características significativas e com ventos de mudanças para o nosso mercado e tomo a liberdade de utilizar este espaço para fazer a minha análise pessoal.

O primeiro ponto relevante é a queda dos juros.Este deve ser o fator de maior impacto na nossa industria. Todos sabemos que as receitas financeiras tem sido um dos principais mananciais de receita da Industria do Seguro e a sua redução significativa vai apertar os cintos. Vai sumir dinheiro do marketing, premiações e, quem sabe, até uma subida nos prêmios…

Outro cenário de mudanças, na minha opinião, é o ranking das seguradoras. Apesar do Bradesco vir ampliando a sua liderança, a briga entre Sul América, Itaú, Porto Seguro e Unibanco vai esquentar. Eu acho que a Itaú está com mais sede e deve alçar o 2º posto ainda este semestre. Mas temos que ver o que os holandeses planejam para a Sul América, O que o André Rotovich pretende na liderança da área comercial da Unibanco e quais as surpresas que o time do Dr. Jayme está escondendo. A aquisição da Axa surpreendeu a todos!

E quem ganha com essa briga? Aqueles que querem vender as suas Cias e os Corretores de Seguros.

Alias, o mercado de Corretagem vai ter um ano que pode ser marcante, mas se os Corretores não começarem a se organizar, pode acabar inócuo.
Marcante pois está para sair a Comissão Referencial, que eu sou contra, e vamos ter eleições nos Sindicatos.

Por que pode ser inócuo? Porque sem um Código de Ética, com punições severas, a Comissão Referencial só vai servir para voltarmos ao “esquema”de devolução de comissão. Porque se os Corretores não se sindicalizarem e participarem com maturidade do processo de eleição sindical, ficam os mesmos e nem precisaríamos da democracia no segmento.
A boa noticia do ano vai ser a cruzada pela ética!

Está sendo criada a Associação Brasileira de Defesa do Seguro, uma entidade que vai tratar dos assuntos que maculam o bom nome da nossa atividade.

É uma entidade formada por profissionais de seguros, apenas pessoas físicas, que se propõe a lutar pela ética no seguro, defendendo segurados, lutando para banir a má prática, interagir com entidades internas (Susep, Fesaeg, Funenseg, Fenacor e etc…) e externas (Ministério Público, Policia, Senado Federal, câmara dos Deputados e etc…) levando o assunto seguro para a sociedade de forma clara e transparente, mostrando para todos q eu somos uma Industria de gente séria e respeitável.
Feliz 2004 para todos nós!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN