Seguradora reforça no Brasil a construção de sua marca, que no mercado internacional é uma das 100 maios valiosas do mundo.
A Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo, lança este mês sua primeira campanha publicitária de abrangência nacional. A ação tem o objetivo de fortalecer a marca da seguradora no mercado nacional e destaca com bom humor sua preocupação em buscar entender as necessidades dos consumidores. A campanha foi desenvolvida pela agência 141 Soho Square, que pertence ao grupo WPP, e visa diretamente o consumidor final, principalmente o segmento de pessoas físicas. O conceito principal da campanha, voltada à mídia de massa e com duração de três semanas, será o bom humor, com peças irreverentes que destacam os diferenciais da companhia frente à concorrência.
“Identificamos por meio de pesquisas que o bom humor é uma característica apreciada pelo público brasileiro e que renderia um maior recall de marca e um relacionamento mais humano. Por isso, desenvolvemos a campanha tendo como fio condutor situações inusitadas, às quais qualquer pessoa está sujeita e para as quais ainda não existe a proteção de um seguro”, afirma Ivan Ferrando, Chief Marketing Officer da Zurich para a América Latina. Como resultado, a Zurich espera aumentar seu brand awareness no Brasil, consolidando sua imagem na mente do consumidor de forma a fazer parte de seu shopping list. Além disso, a marca Zurich é uma das 100 mais valiosas do mundo, segundo pesquisa da Interbrand. A seguradora quer potencializar este valor no Brasil, consolidando sua marca na região e contribuindo para seu desempenho no mercado.
Com o slogan “Ainda não inventamos seguro contra tudo, mas você pode contar com a Zurich Seguros sempre que precisar, para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”, a campanha contará com dois filmes para Redes de TV aberta, dois spots para Rádio, três anúncios para revistas de grande circulação e ações para a mídia na Internet, além de “hotspot” no aplicativo da Veja para Ipad, entre outros. “As situações das peças variam, até para podermos nos adaptar as características de cada canal. Teremos, por exemplo, gafes no ambiente de trabalho e até uma noiva que diz não em pleno altar”, afirma Armando Castro, Chief Marketing Officer da Zurich Seguros no Brasil. Castro ressalta que o trabalho de construção de uma marca é contínuo e a seguradora está preparando várias ações que darão continuidade a este movimento.
Para o Chief Creative Officer da 141 SoHo Square, Celso Alfieri, criar um conceito local para a Zurich, que possibilitasse inúmeras execuções foi o grande desafio da agência desde o início do projeto. “Ao olhar para o resultado do trabalho, acredito que a campanha tem todos os ingredientes para cair no gosto do consumidor. Ela é inteligente, engraçada e, principalmente, popular”, detalha Alfieri.
Em um dos filmes, vários banhistas, após presenciarem uma sessão de respiração boca-a-boca realizada por uma bela salva-vidas, deitam na areia da praia, fingindo ter passado por um afogamento. Mais uma vez, um representante da Zurich Seguros aparece em quadro e explica: “Ainda não inventamos seguro contra ‘cara-de-pau’, mas você pode contar com a Zurich Seguros sempre que precisar, para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”. Os filmes têm produção da Cine e direção de Clovis Mello.
Os anúncios seguem a mesma linha, com situações como: encontrar uma colega de trabalho com a mesma roupa; encarar um banho na rua, após um carro espirrar água em você; se deparar com a sinceridade de um filho ou até ouvir uma frase como: “hoje não, estou com dor-de-cabeça”, da esposa.
“Embora esta campanha faça parte da estratégia global do Grupo Zurich na América Latina, é importante ressaltar que os planos e mensagens foram desenvolvidos localmente, de forma a capturar melhor a cultura brasileira. Queremos ser vistos como uma seguradora flexível, otimista e de mente aberta, características muito valorizadas pelos brasileiros”, afirma Castro.
As peças da campanha podem ser conferidas no Portal www.zurichseguros.com.br. (Landing Page): Título Original: Salva Vidas / Igreja |Produto : Institucional | Cliente: Zurich Seguros.
Agência:141 SoHo Square | Direção de criação:Celso Alfieri | Criação:Celso Alfieri / Rafael Goulart / Luis Musa / Ignacio Carelli | Atendimento Agência: Glória Domenech / Raquel Abdalla / Giamile Rossato | Aprovação Cliente :Ivan Ferrando | RTVC:Antonia Fonseca.
Produtora:Cine | Produção:Equipe Cine | Direção:Clovis Mello | Produção executiva : Raul Dória / Waldemar Tamagno | Atendimento produtora: Ana Oliveira / Maria Marta Caldeira | Dir. Fotografia: Fernando Oliveira | Montagem:João Branco / Clovis Mello | Finalização: Digital 21| Produção de Som e Trilha:A9 Áudio.
1ª veiculação: 20/11/2011: Prints.: Direção de criação: Celso Alfieri | Direção de arte: Celso Alfieri / Rafael Goulart | Redação: Luiz Musa / Ignácio Carelli | Atendimento Agência: Glória Domenech/ Raquel Abdalla/ Giamile Rossato | Aprovação Cliente: Ivan Ferrando | Art Buyer: Daniele Sampaio | Produção gráfica:Marcello Venturineli | Arte-Final: Ricardo Costa | Fotografia: Maurício Nahas | Tratamento de imagem:Boreal.