Notícias | 24 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Zurich dispõe de serviço para descarte sustentável de aparelhos eletrônicos

De acordo com o relatório The Global E-waste Monitor 2020, 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas no Brasil em 2019, da qual apenas 3% foi reciclada. Presente no nosso dia a dia, o celular é um dos itens que mais ajudam a engrossar essa estatística. Preocupada com a questão, a Zurich dispõe de um serviço para descarte responsável desses aparelhos, que se iniciou em 2021. Além disso, os resíduos de reparo das Assistências Técnicas de celulares e informática, parceiras da Zurich, são coletados, tratados e reciclados. Durante o mesmo ano, foram reciclados mais de 1.200 kg (1,2 ton) de resíduos.   

De acordo com o Superintendente de Sinistros da Zurich no Brasil,  Jason Sampaio, há, no país, 242 urnas para descarte de celulares, que também recebem tablets, notebooks e periféricos. “Elas ficam nas assistências técnicas, nos parceiros e nos escritórios da Zurich, o que garante capilaridade suficiente para atender aos clientes de todo o país, já que estão estrategicamente dispostas de acordo com as cidades em que os segurados estão. Mas vale ressaltar que qualquer pessoa pode descartar seus aparelhos em uma das nossas urnas, mesmo que não sejam clientes da seguradora”, revela. A companhia pretende aumentar ainda mais a capilaridade das urnas em 2022. Atualmente, a urna mais próxima de cada pessoa pode ser encontrada no site da Zurich, na ferramenta de localização de prestadores de serviços parceiros. 

O executivo explica ainda que, se acontecer de não haver uma urna próxima a um cliente da seguradora, basta que ele entre em contato com a Central de Atendimento da Zurich. O operador fornecerá um código para que o segurado leve o item a ser descartado numa agência dos Correios de sua escolha. Este item será recebido por um centro de tratamento de resíduos que fará a decomposição do item, separará os materiais e reciclará a matéria prima resultante dos produtos descartados. 

De acordo com Jason, essa é uma das 10 ações sustentáveis dos processos de sinistros da Zurich. Para ilustrar, a empresa vem tornando digitais os processos de vistoria ou de diagnóstico remoto, por meio do qual o cliente faz uma chamada de vídeo para um call center técnico. Da mesma forma, a empresa reduziu o envio físico de documentos, o que acaba por diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.

Outra iniciativa, explica Jason, é a que diz respeito ao processo de indenização, que envolve recursos de Inteligência Artificial (IA). “Quando os clientes utilizam os canais digitais disponíveis, o procedimento de indenização pode ser concluído em minutos, gerando um voucher ou um código para troca do produto na loja. Hoje, 49% dos processos dos sinistros de roubo e furto de celular seguem esse fluxo automatizado. Tais processos permitem que seja feito o envio do documento de forma digital”, comenta o executivo.

Encontre aqui, a urna mais próxima de você:

https://www.zurich.com.br/pt-br/atendimento/localizeumprestador

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