Notícias | 2 de dezembro de 2008 | Fonte: Fenaseg

Zurich Brasil conclui compra de Minas Brasil e de Minas Brasil Vida e Previdência

A Zurich Brasil Seguros anunciou a conclusão do processo de compra do controle acionário da Companhia de Seguros Minas Brasil e da Minas Brasil Vida e Previdência S.A. O valor final da negociação corresponde a 87,35% das ações da Minas Brasil e 100% da empresa de Vida e Previdência. Da operação, consta a cláusula de exclusividade com o Banco Mercantil para distribuição de seguros da Zurich e das companhias adquiridas pelo prazo de 20 anos (prorrogáveis por mais 10).

De acordo com o presidente da Zurich Brasil Seguros, Pedro Purm, a aquisição faz parte da estratégia da multinacional de ampliar sua presença em países emergentes. “Com a conclusão da operação, ampliamos nossa presença no mercado brasileiro e nos tornamos a companhia líder no Estado de Minas Gerais. Passamos a contar também com uma rede adicional de 4 mil corretores, 50 filiais espalhadas por vários estados e uma carteira significativa de seguros voltados para pessoas físicas”, afirma o presidente.

A complementaridade dos negócios das empresas envolvidas e a tradição da marca Minas Brasil foram decisivas para a operação. “A Minas Brasil, ao longo de 70 anos, construiu uma imagem de credibilidade e produtos competitivos na área de massificados. A Zurich, por sua vez, traz a solidez e a experiência de um grupo multinacional suíço presente em mais de 170 países e que, no Brasil, oferece soluções inovadoras de seguros corporativos”, explica Pedro Purm.
A compra marca ainda o ingresso da Zurich no ramo de seguros massificados. “Já atuávamos com alguns produtos voltados para pessoas físicas, mas apenas por meio de apólices coletivas e com a intermediação de empresas. Agora teremos toda uma gama de produtos e a experiência da Minas Brasil para atingir diretamente o consumidor final”, completa o presidente.

Outro aspecto importante da operação é o acordo de distribuição exclusiva com o Banco Mercantil (antigo acionista majoritário das duas empresas compradas). Atualmente, o Banco Mercantil é o 10º maior banco privado do País e possui uma carteira de clientes de 520 mil pessoas físicas e 39 mil empresas. Com o acordo, a Zurich passa a ter acesso a uma rede de 167 agências e 30 postos de serviço em todo o País.

No processo de transição, a Zurich informa que irá manter a marca Minas Brasil nos próximos meses. Serão mantidos também todos os produtos oferecidos atualmente pela Minas Brasil (tanto seguros como previdência), bem como as apólices e condições já pactuadas. Os sites e call centers continuam sua operação normal. A Zurich está preparando ainda um plano de transição operacional que será implementado ao longo de 2009, em que processos administrativos, de cotação, avaliação de risco, formato da apólice e demais procedimentos internos serão alinhados.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN