Notícias | 20 de abril de 2022 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Zurich aposta nos corretores e nas assessorias para ganhar capilaridade e impulsionar negócios

A Zurich aposta nas assessorias e no relacionamento com o corretor para aumentar sua presença no mercado. Na manhã desta terça, dia 19, executivos da seguradora conversaram com a imprensa especializada sobre os planos da companhia que, desde 2021, estabeleceu uma frente estratégica com as assessorias. A Zurich definiu diretorias regionais para dar suporte aos corretores em todo o Brasil e, dessa forma, intensificar a atuação da diretoria de associações

Marcio Benevides, diretor executivo de distribuição da Zurich, disse que a estratégia para esse ano está fundamentada no relacionamento com corretores e assessorias. “Temos uma fatia muito expressiva para conquistar no mercado brasileiro e para isso investimentos na digitalização, com uma plataforma, que vem proporcionando uma experiência em produtos e em serviços que dão autonomia aos profissionais de vendas e agregam valor aos clientes”, disse. 

De acordo com o Superintendente de Relacionamento com os Corretores e Assessorias da Zurich no Brasil, Luiz Gasperi, o trabalho desenvolvido com as assessorias foi possível aumentar a capilaridade e a presença nas cinco regiões do país, em especial em duas delas, nas quais a atuação presencial da seguradora era menor: Norte e Nordeste. Mas também conseguiu expandir a atuação nas demais, onde há espaço para crescer.

“Com o estreitamento do relacionamento das Assessorias com os corretores atendidos, percebemos um aumento de 50% no volume de cotações em seguros de automóvel e 78% em vendas em todos os nossos produtos entre janeiro e dezembro de 2021”, celebra.

Thales Amaral, diretor de associações da Zurich, responsável pelo pilar de vida, disse que a companhia vem focando na digitalização. Ele explicou que a Zurich tem muito seguro de vida vendido por meio de associações – sejam de apólices individuais ou em grupo. “No canal de associações espalhado pelo Brasil inteiro, acreditamos que uma ferramenta online facilita a vida do corretor”, disse. 

O executivo disse que a Zurich conta com mais de 360 apólices e 380 mil segurados, tanto nos órgãos das esferas federal, estadual quanto municipal. Ele revelou que a companhia aposta em novas assistências aos segurados e citou o serviço de telemedicina e a expansão do produto vida, que é um mercado aquecido. “O Zurich Vida Mais para Você, nosso seguro de vida individual, cresceu mais de 150% em 2021, só para dar um exemplo, muito por conta de coberturas ligadas a indenizações valorizadas durante a pandemia, como doenças graves e incapacidades temporárias”, analisou. 

Expansão geográfica, com aumento da distribuição de seus produtos nos quatro cantos do Brasil, é uma diretriz da Zurich, que se diferencia por ser multilinha e multiproduto, considerando o fortalecimento da atuação de sua estrutura comercial, composta por 27 filiais físicas em todo o Brasil, com diretorias comerciais dedicadas ao relacionamento com um dos pilares mais centrais da companhia – os corretores.

Já Benevides revelou que a parceria da companhia com as assessorias tem como objetivo dar ainda mais robustez e participação à companhia no mercado segurador brasileiro. “Neste cenário, embora 2021 tenha sido desafiador, foi um ano de conquistas, pois crescemos 17,9% em prêmio emitido no canal corretor”, contou Benevides. Ele revelou ainda que desde que a Zurich começou a atuar com as assessorias, a empresa aumentou a presença física de 10 para 19 estados brasileiros. 

Benevides acrescentou ainda que a Zurich é uma seguradora multiprodutos e essa é a facilidade que a companhia oferece às assessorias e, também, para o corretor de seguros. “Isso faz com que o corretor veja o valor da oferta. Temos percebido a importância do corretor e da assessoria. Temos trabalhado com a comunicação dirigida aos corretores para trabalhar a importância de diversificar o portfólio”, ressaltou. 

Gasperi destacou ainda que as assessorias têm acesso a todo o portfólio da Zurich desde os mais complexos até os mais tradicionais. Além disso, a Zurich permite que as assessorias tenham acesso a informações diárias de vendas, renovação, gestão de informação e, também, de conversão.  “Todas as informações gerenciais para melhora dos corretores estão disponíveis”, assegurou. 

Márcio Benevides complementou que as assessorias são parceiros estratégicos de longo prazo. “O que nós estamos estruturando não é algo oportunístico pra crescer; queremos parceria inclusive de reuniões mensais estratégicas porque é um braço estratégico para o desenvolvimento de nossos negócios de seguros, principalmente massificados”, afirmou o executivo. 

No caso da Diretoria Regional São Paulo Capital, o diretor Alexandre Oliveira, disse que em algumas regiões as assessorias completam a atuação da companhia com os corretores. Ele explicou que a Zurich tem uma filial física com atuação de equipes especializadas no Corporativo e no Varejo, operação mobile em Santos, 12 Assessorias e representa cerca de 20% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Litoral.

“Nosso foco é também crescer nos produtos voltados às pessoas físicas, notadamente auto, residencial e vida individual, maximizando a atividade comercial com efetiva entrada no Varejo, intensificando o relacionamento com os corretores atendidos pela nossa equipe e pelas assessorias”, destacou. 

João Amato, da diretoria Regional São Paulo Interior, disse que o seguro de vida ganhou relevância no mercado e trouxe a discussão de proteger as famílias. Ele apontou riscos cibernéticos como destaque. “Os corretores nos procuram para entender o produto porque riscos cibernéticos estão na mídia”, disse o executivo.

Ele lembrou que o interior paulista é diversificado. São 645 municípios. “Agronegócio e serviços são fortes. A estratégia está no caminho certo e as parcerias começam a colher bons frutos”, revelou. 

Amato explicou ainda que essa diretoria abrange toda a área do estado de São Paulo fora da Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral Paulista. “A Zurich conta com filiais estrategicamente posicionadas nas cidades de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto, além de cinco operações mobile e mais sete assessorias, o que representa cerca de 13% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento no interior do Estado de São Paulo”, destacou.

No caso da diretora, Cristiane Mello, diretora comercial regional do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Norte e Nordeste, ressaltou a importância da capacitação dos parceiros e disse que a estratégia da Zurich está no relacionamento. “Queremos atender o cliente como um todo”, disse ela.  

Ela ainda enfatizou que diante do desenvolvimento econômico do Norte e Nordeste já  foi possível observar oportunidades de crescimento com foco maior em seguros de pessoas (auto, vida e residencial), patrimonial e linhas financeiras. 

“No Rio de Janeiro e Espírito Santos há grande potencial de crescimento nos segmentos de linhas financeiras, garantia, patrimonial e vida (grupo e individual), permitindo a Zurich atuar com uma estratégia de diversificação baseada em pilares de negócios”, destacou.

Luciano Silveira, responsável pela região Sul, com 9 filiais e 12 assessorias, com 23% das vendas totais do Brasil pelo canal corretor, disse que as assessorias serão o braço forte de expansão no sul do país. “Por meio delas, levaremos a Zurich a uma quantidade superior de corretores, proporcionando maior abrangência geográfica de relacionamento”, afirmou.

Rogerio Gebin, responsável pela diretoria regional Minas Gerais e Centro Oeste, lembrou que a região que está sob sua responsabilidade tem mineradoras, indústrias, comércio, serviços e agronegócios e registrou o crescimento de 22% em vendas em 2021, comparado com 2020. “O que vai fazer a diferença daqui para frente é ajudar o corretor ser consultor de proteções diversas, financeira e de bens, para os clientes e não apenas um distribuidor de seguros”, destacou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN