Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a atenção do consumidor é disputada a cada clique, a Zoox Smart Data surge como alternativa para empresas que buscam não apenas atrair, mas fidelizar clientes. Longe de ser uma simples personalização, a hiperpersonalização utiliza dados e a Inteligência Artificial (IA), para oferecer experiências únicas que o usuário sente que a marca o conhece profundamente.
Para Rafael de Albuquerque, CEO & Founder da Zoox, a hiperpersonalização transforma dados em decisões, em tempo real, com contexto, relevância e inteligência. “É usar tecnologia para entender quem é o consumidor, em que momento ele está e qual é o próximo melhor passo, sempre de forma automatizada, segura e escalável. Para isso, utilizamos uma arquitetura própria de dados, combinando diferentes fontes (comportamentais, transacionais, demográficas e contextuais) com motores de IA que atuam na modelagem de perfil, segmentação dinâmica, enriquecimento de dados e ativação de campanhas. Temos diversas soluções integradas, para diferentes objetivos de negócios, que realizam esse processo de ponta a ponta.”
Um exemplo prático dessa utilização, está em uma grande rede de shoppings, onde é possível obter audiências com base em padrões de mobilidade, hábitos de compra e frequência de visita, entregando ofertas personalizadas por perfil e momento, com anonimização e em conformidade com a LGPD.
A inovação é um pilar essencial para a agenda da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2025. O órgão regulador do mercado de seguros vem intensificando seus esforços para fomentar um ambiente mais dinâmico, competitivo e adaptado às novas realidades tecnológicas e às demandas dos consumidores.
Albuquerque comenta sobre os recursos de melhoria na experiência do cliente. “Na Zoox, temos trabalhado com seguradoras para sair do modelo genérico de comunicação e entrar em uma lógica de inteligência contextual. Isso significa: identificar os diferentes perfis de clientes, entender sua propensão a contratar produtos, e ativar jornadas individualizadas via SMS, WhatsApp ou push, tudo com base em sinais de dados, não em achismos. Além disso, com o uso de IA, conseguimos prever comportamentos como churn, identificar momentos ideais para cross-sell e até ajustar o tom de voz das mensagens conforme o perfil do usuário. Isso não só melhora a experiência, mas também gera diferencial competitivo em um setor ainda muito pautado por massificação”.
O executivo reforçou sobre a aplicação da Inteligência Artificial para personalizar a experiência do cliente. “Quando a personalização é feita com inteligência e profundidade, os resultados aparecem rápido. Em projetos recentes com players de telecom, varejo e seguros, observamos aumento na taxa de conversão em campanhas segmentadas por IA, quando comparadas a campanhas genéricas, redução do churn com base em modelos preditivos de comportamento, que antecipam a insatisfação do cliente e maior engajamento em jornadas automatizadas e dinâmicas, com taxas de abertura e cliques superiores à média do mercado”.concluiu.
O impacto mais relevante vai além dos números, é a construção de um relacionamento de valor com o cliente, baseado em confiança, timing e utilidade real. E esse é o papel que a Zoox quer seguir desempenhando, que é transformar dados em relações mais humanas, inteligentes e estratégicas.