Notícias | 22 de julho de 2024 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Xuxa Meneghel e a importância da Fiança Locatícia no Mercado Imobiliário

Reprodução: UOL

Na última semana, a apresentadora e empresária Xuxa Meneghel entrou com uma ação na 5ª Vara Cível da Barra da Tijuca (RJ), para despejar um inquilino de um imóvel seu, localizado no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo informações da Revista Fórum, o morador do apartamento não teria pago os aluguéis de março a julho, totalizando uma dívida de quase R$ 14 mil. O CQCS ouviu especialista que destacou a importância do Seguro de modo a prevenir danos como os do ocorrido com a artista. 

Fiança Locatícia 

Garantia prevista na Lei do Inquilinato, a Fiança Locatícia assegura o pagamento de aluguéis e encargos em caso de inadimplência do inquilino. Em entrevista ao CQCS, o CEO da Seg Imob, Silvano Tucci, lembrou que o produto está se tornando cada vez mais popular no Brasil como substituição ao fiador ou ao depósito caução, oferecendo uma solução eficiente e segura para alugar imóveis residenciais e comerciais. “Para o locador, a Fiança Locatícia é uma solução que garante que o imóvel esteja protegido de forma mais ampla, tanto na estrutura quanto nas responsabilidades financeiras. Já para o locatário, a experiência de alugar um imóvel fica muito melhor no que diz respeito a questão de autonomia, pois dispensa a presença de um fiador e garante um processo mais rápido e prático, sem burocracia”, disse. 

Silvano Tucci também pontua que Imobiliárias e Corretoras de Seguros também veem o produto como uma forma de viabilizar mais aluguéis, uma vez que várias seguradoras têm investido na evolução e melhoria dessas garantias. Segundo o especialista, as companhias que têm se utilizado de tecnologia nos processos de análise e precificação do seguro fiança tiveram aumento significativo nos contratos de aluguel, porém, no que diz respeito ao produto existem limitações e exclusões comuns nas apólices, que locadores e locatários devem estar cientes. “Podemos destacar algumas como danos causados por má-fé do inquilino, desgaste natural do imóvel e casos específicos que não estão cobertos pela apólice, como infrações às leis locais ou contratuais. É importante revistar minuciosamente os termos da apólice para compreender todas as condições”, pontuou. 

Xuxa Meneghel 

No caso envolvendo a apresentadora Xuxa, Silvano Tucci afirma que a apresentadora, assim como muitos brasileiros, aprenderam da maneira difícil sobre a importância de ter uma garantia de aluguel forte. “Se ela tivesse a proteção do Seguro Fiança, ela estaria segura e garantiria o recebimento desses encargos conforme o que foi contratado na apólice. Durante o processo de sinistro, ela teria todos os benefícios oferecidos pelo seguro, como a cobrança dos débitos do inquilino, as custas judiciais e o pagamento dos valores cobertos pela apólice. Com a Fiança, a seguradora pagaria essas dívidas e depois cobraria o inquilino. É uma forma de garantir que problemas financeiros do inquilino não afetem o pagamento do aluguel ao proprietário”, disse. 

Tendências de Mercado 

Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), houve uma transformação significativa na Fiança Locatícia. De acordo com pesquisa realizada pela entidade, a garantia cresceu 11,92% em 2023, e em 2024 o crescimento tem apresentado aumento de 21,92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Silvano Tucci diz que este crescimento se deve a vários fatores, sendo um deles o “geracional”, os jovens que cada dia mais buscam mobilidade e não se fixam em um imóvel definitivamente. Outra vertente citada é o crescimento dos centros urbanos. “Esse processo também existe que as pessoas busquem moradia em locais que proporcionem uma melhor qualidade de vida. Trânsito e tempo de deslocamento de casa para o trabalho são fatores que definem a escolha de um imóvel para se morar, e sem dúvida a locação é a opção mais adequada”, frisou. 

Silvano lembra ainda que em outros países, mais de um terço dos imóveis são alugados, enquanto no Brasil, essa proporção é de cerca de um quinto. É importante destacar que a melhoria desse produto por parte das seguradoras aliado às tecnologias que simplifiquem o processo de acesso a estas garantias, livrando as pessoas de toda aquela burocracia e complexidade do passado, elevam a fiança locatícia a um nível de maior popularidade, tornando-a a melhor opção dentre as garantias possíveis permitidas por lei”, finalizou. 

Tecnologia 

A tecnologia tem revolucionado diversos produtos do Mercado de Seguros. Com o avanço das plataformas digitais, tornou-se mais simples e seguro para locadores e locatários gerenciarem seus contratos de aluguel. Silvano Tucci lembra que a adoção de biometrias faciais é um exemplo claro de como a tecnologia proporciona mais segurança aos envolvidos no processo de locação de imóveis, atuando de forma preventiva à golpes e fraudes que têm sido bastante frequentes, evitando assim o prejuízo aos proprietários. O especialista estima que esse número cresça à medida que mais avanços são feitos, tornando o mercado de aluguel no Brasil mais seguro e eficiente para todos. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN