Notícias | 4 de abril de 2024 | Fonte: Samplemed

Websemântica e Subscrição – Um novo impulso para o Seguro de Vida

No cenário em rápida evolução da indústria de seguros, onde a precisão e a eficiência são fundamentais, a automação emergiu como um divisor de águas. Parte deste segredo inovador é a robusta taxonomia médica, fruto da pesquisa do grupo Samplemed e que recentemente alcançou um marco a se comemorar: o sistema é capaz de atribuir 10.000 regras de decisão final de subscrição de maneira autônoma.

Lançado ao final de 2022, o SaaS s360 tem crescido no mercado de automatização da subscrição de seguros de vida e já roda em grandes seguradoras e reasseguradoras nacionais como a CAIXA vida e Previdência, ICATU e Austral RE. Criado com tecnologia 100% nacional, o sistema já tem chamado atenção do público internacional e recebeu espaço para participar de palcos de inovação em Amsterdã, Madrid e Las Vegas, em diferentes eventos do setor.

 “Não se trata apenas de números; trata-se de redefinir os limites do que é possível na subscrição de seguros de vida”, afirma Luanna Eroles, Gerente de Produtos Samplemed.

Entenda um pouco mais porque taxonomia e como ela veio para trazer resiliência e vantagem competitiva ao setor segurador.

Decodificando VIDA, o Poder da Taxonomia s.360

A taxonomia é basicamente um sistema de classificação utilizado para organizar e categorizar informações. Um conjunto de taxonomias aplicado ao contexto de soluções web forma uma Web Semântica. Em termos simples, é como um método de organização que ajuda a colocar informações relacionadas juntas e otimiza interpretação de dados. Em uma empresa de seguros, a taxonomia pode ser usada em outros setores, como para classificar diferentes tipos de apólices de seguro com base em fatores como o tipo de cobertura, o cliente ou a região geográfica. Isso facilita a busca e a recuperação de informações relevantes quando necessário.

Uma taxonomia bem definida permite uma categorização consistente e precisa. Este sistema de etiquetagem no contexto da subscrição tem vantagens únicas de um Data Foundation sólido de riscos médicos: 

  • Ajuda a manter organizados e estruturados dados: na prática, ela aprofunda visualizações de BI e construção de relatórios de risco;
  • Relaciona informações de maneira mais eficiente: de maneira concreta, aumenta a acurácia de modelos de uso de Inteligências Artificiais e iniciativas de cientistas de dados das companhias seguradoras.

 “Vejo uma grande evolução no que tange a análise do risco para o seguro de pessoas de forma cada vez mais assertiva, moderna e otimizada. Com a taxonomia temos todo o conteúdo de forma completa, estruturada e organizada com dados sempre atualizados conforme os desdobramentos do mercado. Isso facilita cada vez mais a atuação do subscritor”, diz Jéssica Reis, Subscritora Sênior e parte da equipe envolvida no projeto de pesquisa contínua.

Por onde iniciar e como priorizar

Para compor essa quantidade de informações foi necessária a construção de um Módulo de gestão de Web Semânticas inovador dentro da plataforma, inédito no setor de seguros. Através dele, o Manual de Subscrição da Samplemed nasceu realmente interativo e pode ser otimizado diariamente com novas informações, revisões constates e um olhar atento para padronizar dados, estipular agravos e se adaptar às necessidades de cada seguradora.

 “Um dos nossos principais desafios em relação à quantidade de informações é a revisão do conteúdo. Nós prezamos muito pela qualidade, considerando não apenas a parte de subscrição, mas também a padronização para preenchimento na plataforma s.360. Desta forma, toda revisão é feita minuciosamente, levando em consideração as necessidades e experiências dos nossos clientes”, explica Lígia Freitas, P.O. na Samplemed.

O que nos leva ao nosso segundo desafio: qual conteúdo priorizar?

Pensando em nossos clientes que já utilizam o s.360 fizemos uma curadoria de conteúdo e priorizamos os que eram mais relevantes a eles. Além disso, graças ao conhecimento técnico da equipe composta por profissionais de diferentes especialidades, conseguimos superar estes desafios e estamos convictos que vamos alavancar ainda mais nosso Manual,” Lígia acrescenta.

Ao celebrarmos este marco, torna-se evidente que a taxonomia não é apenas uma ferramenta; é um ativo estratégico. As considerações éticas e de segurança de dados são uma prioridade. A implementação de uma taxonomia em uma empresa de seguros — especialmente considerando a sensibilidade das informações pessoais e financeiras dos clientes — visa garantir a conformidade com regulamentações de privacidade de dados e proteção dessas informações através de um time de experts. As Certificações ISO conquistadas pelo Grupo ao longo dos anos só realçam o seu compromisso com o cliente.

Na era da transformação digital, a automação e a taxonomia são os pilares de uma indústria de seguros preparada para o futuro. Uma taxonomia médica bem elaborada traz melhorias na precisão e rapidez na busca de informações, otimização de processos de tomada de decisão e redução de erros operacionais. Dez mil regras pré-automatizadas é um marco significativo para a plataforma s.360. Mas o que torna esta conquista verdadeiramente notável é a capacidade da plataforma de detectar combinações de riscos.

Esta conquista pertence a todas as equipes dedicadas que contribuíram entre especialistas de diversas áreas, reforçando o poder do trabalho em equipe e da inovação na definição do futuro dos seguros. Como diz o lema do Grupo: Juntos, voamos mais alto!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN