Notícias | 22 de março de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

Webinar destaca sucesso da YDUQS parceria com a Nordica, empresa do grupo ITG, com automação de altos volumes de dados utilizando a plataforma Alteryx

A Nordica organizou um webinar na última terça-feira, 19/03, no qual apresentou o “Case YDUQS | Automação de Grandes Volumes de Dados”. Durante o evento, foi destacado como a segunda maior holding brasileira de educação superior, a YDUQS, conseguiu gerenciar o aumento de 400 mil para 1,3 milhões de clientes em apenas 3 anos, e como a plataforma Alteryx, disponibilizada no Brasil pela Nordica, foi fundamental nesse processo.

No webinar, o Head de Dados da empresa, Felipe Martins, juntamente com os executivos do M.I.S (Management Information System), Alessandro Kameda e Roni Santos, apresentaram como absorveram os sistemas legados unificando informações de múltiplas fontes, além de garantir alta performance. Os profissionais também mostraram como foi o processo de automatização da geração do relatório gerencial, que antes era feito de forma manual, consumindo muitas horas de trabalho e limitando o acesso ao ERP e, por fim, abordaram como o uso da ferramenta possibilita a criação de novas análises pontuais (ad hoc) e tomadas de decisão data driven.

Durante o início da discussão, Helcio Kodoma, diretor comercial da Nordica, destacou a integração entre as áreas de TI da YDUQS e outras áreas de negócios. “Esse é um case muito interessante, porque podemos observar como a empresa está utilizando dados tanto pelas áreas de negócios quanto pela equipe de TI”, comentou o executivo.

Durante a sua fala, Felipe Martins falou um pouco sobre a YDUQS. “A empresa nasceu com a visão de criar um grande grupo educacional a partir da Estácio e fomos adquirindo outras empresas para formar a empresa que temos hoje. Com isso, tivemos um crescimento muito grande na quantidade de informações, muitos alunos, muitas empresas diferentes, e também um movimento para o mercado digital, o que foi muito bom para nós, pois nos proporcionou mais dados”.

“Dentro desse cenário, tomamos a decisão de realizar uma transformação digital na empresa e, para isso, criamos efetivamente a visão de uma plataforma de dados, que entrega informações para as áreas de negócios e nos coloca em um ponto de independência dessas áreas”, explicou Martins.

Felipe destacou também a importância da plataforma Alteryx: “O Alteryx foi muito importante para nós, pois nos permite oferecer essa capacidade computacional avançada, para que as áreas de negócios consigam lidar com esses dados em volumes muito altos. Se tentássemos executar isso em outras ferramentas, seria impossível do ponto de vista técnico. A facilidade de utilização do Alteryx também é uma vantagem, pois permite que todos, não apenas a área de TI que já possui conhecimento técnico, se sintam confortáveis com ela”, finaliza.

Alessandro Kameda, coordenador do M.I.S enfatizou: “Vimos imediatamente a velocidade de processamento do Alteryx e também a facilidade de integrar os fluxos existentes na ferramenta. O Alteryx é fácil de manusear, com muitas ferramentas sem a necessidade de codificação. Muitas coisas podem ser feitas apenas arrastando e soltando, seguindo uma sequência lógica de passos, o que permite aprender a utilizá-lo muito rapidamente”, analisa.

Por fim, Roni Santos, gerente do M.I.S, falou sobre o desejo da companhia ao usar a plataforma disponibilizado pela Nordica. “Conseguimos, em parceria com outras áreas, identificar processos que podem ser automatizados e obter ganhos. Esse é o nosso papel, ajudar as outras áreas a enxergarem os processos de forma mais técnica, utilizando uma mistura de tecnologia e soluções, para que possamos alcançar bons resultados”.

Assista à gravação do webinar no link a seguir: https://caseyduqs.nordix.com.br/inscricao-gravacao?src=cqcs

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN