Notícias | 23 de setembro de 2021 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Vulcão em atividade no litoral da África traz alerta para produtos que cobrem desastres naturais no Brasil

Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, entrou em erupção no último domingo (19). O fenômeno estava causando preocupação na última semana, após ser levantada a possibilidade da ocorrência de um possível tsunami na costa brasileira em consequência do fenômeno na costa africana. Mesmo com a baixa possibilidade da situação se concretizar, a questão abre precedentes para se falar sobre os produtos que o mercado de seguros oferece para tais acontecimentos.

 É no cenário de examinar o risco que o Corretor pode atuar. A depender da região do país onde ele atue, existem fenômenos naturais que podem necessitar de cobertura, e é esse profissional que vai identificar qual é a necessidade de seu cliente. “Para quem mora no Rio Grande do Sul, existe uma grande tendência a vendaval, então é com esse risco que ele deve se preocupar. Quem mora em outros lugares deve se preocupar com a queda de granizo. Também tem aqueles que moram perto de rios e precisam se preocupar com as cheias”, disse Nelson Uzeda, superintendente da Excelsior Seguradora, em entrevista ao CQCS.

 Uzeda explicou que, como no Brasil não há atividade vulcânica, outros fenômenos naturais podem ser colocados em evidência. “Existem coberturas que são para vendaval, ciclone, tornado, granizo. “Todas essas causas são passíveis de cobertura de seguro, desde que o segurado pague um adicional na hora da sua contratação. E isso pode ser feito em um seguro residencial, por exemplo”, explicou, alertando que é preciso que os riscos sejam estudados para que a contratação seja feita.

 Para casos mais “simples”, existe no mercado o seguro multirrisco, que já prevê um acontecimento natural, a queda de raio. “No Brasil, todas as seguradoras possuem um seguro que é classificado como multirrisco, seja para residencial ou empresa, por exemplo, tem essa aceitação”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN