Na última segunda-feira (5), uma viatura do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) trafegava pela Avenida Barão do Rio Branco quando deu de encontro com um Chevrolet Corsa que seguia pela Rua Goiás resultando em uma colisão, no bairro São Cristóvão, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Diante desta situação, o CQCS entrevistou Thais Coutinho, sócia-fundadora da Corretora Seg Fácil Seguros, para saber de quem é a responsabilidade, especialmente considerando que veículos oficiais.
Thais revela que em acidentes que envolvam veículos oficiais ou não, o seguro auto contratado pelo motorista que sofreu a colisão garante o conserto ou a indenização total, independentemente de quem foi o responsável pela batida. “Isso porque os veículos oficiais não possuem seguro; a manutenção e indenizações são de responsabilidade exclusiva do órgão público ao qual pertencem, por meio de um processo administrativo”, explica.
Caso o condutor envolvido no acidente possua seguro, a seguradora indenizará o segurado pela perda total e, posteriormente, cobrará o ressarcimento do valor ao Estado. Porém, em casos de perda parcial (quando o carro pode ser consertado), entra a franquia: “A franquia é o valor que o segurado deve pagar no conserto do veículo e pode ter valores reduzidos, conforme contratado, chegando a 75%, 50% ou até 25% do valor integral”, diz Thais.
Essa franquia irá funcionar como uma espécie de proteção financeira para o segurado, pois representa o valor máximo que ele precisará desembolsar em caso de sinistro, independentemente de ser o causador ou a vítima no acidente. Depois do pagamento da franquia, a seguradora assume o restante dos custos do conserto e, posteriormente, pode buscar o ressarcimento junto ao Estado, responsável pelo veículo oficial envolvido.
Thais deixa uma reflexão acerca de como o seguro pode ter uma vasta imensidão de possibilidades no mercado: “Imagine depender apenas do Estado para ser indenizado e poder arrumar seu carro? O seguro garante agilidade e tranquilidade para o conserto ou indenização”, finaliza.