Notícias | 22 de dezembro de 2003 | Fonte: Valor Econômico

Vera Cruz investe em atuação regionalizada

A Vera Cruz Seguradora, empresa do grupo espanhol Mapfre, pretende reforçar em 2004 uma estratégia de regionalização, ampliando ainda mais o número de sucursais (hoje são 70) e descentralizando o comando para dar agilidade à operação.

De acordo com Wilson Levorato e Antonio Cássio dos Santos, principais executivos da filial brasileira da Mapfre, a companhia acaba de nomear diretores executivos para as regiões Norte (em Belém, Pará) e Nordeste (em Recife, Pernambuco). O Estado de São Paulo e a Região Sul do país foram subdivididos em três áreas de comando (respectivamente por região) que terão autonomia para desenhar produtos específicos para atender aos diversos públicos.

“Esses locais têm potencial de mercado, precisam de decisão local”, explicou Levorato. Os seguros de automóveis, por exemplo, podem excluir a cobertura de roubo em regiões onde esse risco é baixo, driblando a contrapartida da renda da população, inferior à média do Sul e Sudeste. “Não faz sentido o segurado em Belém pagar o mesmo que em São Paulo, onde o risco de roubo é muitas vezes maior”, diz o diretor da Vera Cruz. Segundo Levorato, “o plano da Mapfre é o crescimento orgânico”. “Não se descarta aquisição mas não é a prioridade”, completou Antonio Cassio dos Santos.

Os executivos estimam que, no balanço de 2003, a Vera Cruz deverá fechar com faturamento em prêmios de R$ 1,1 bilhão aproximadamente, o que representará um crescimento de 20,7% nominais em comparação com 2002. Segundo eles, o lucro líquido, que chegará na casa de R$ 30 milhões, e o índice de sinistralidade na faixa de 63%, terão representado o “melhor resultado da empresa no Brasil em 20 anos”. Há cerca de quatro anos, a sinistralidade geral da Vera Cruz passava de 100%. O retorno sobre o patrimônio líquido, antes dos impostos, atingirá 15% no balanço de 2003, prevêem os executivos.

Autor: Janes Rocha

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN