O 1º lugar do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros 2013, na categoria Comunicação, foi o projeto “Acessibilidade digital para surdos”, de Luciflávio Gomes e Maurício Barbieri, da Bradesco Seguros. O trabalho aumentou, através tradução do Português para Libras de 285 páginas do site da empresa, a independência dos deficientes auditivos na obtenção de informações.
Com o objetivo de sanar as dúvidas e transmitir, de forma clara, as informações necessárias ao pleno entendimento dos produtos e serviços pelas pessoas surdas, a Bradesco Seguros criou uma solução tecnológica de acessibilidade digital, a “Bradesco Seguros Libras”. A solução viabiliza a tradução, em tempo real, das páginas do site da Bradesco Seguros.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE, 5,1% da população do Brasil sofre com algum tipo de deficiência auditiva. Cerca de 2,7 milhões desse universo não sabem ler em português e utilizam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.
Por meio de um personagem animado 3D — totalmente desenvolvido de acordo com as recomendações dos funcionários surdos da Bradesco Seguros — o cliente tem acesso ao conteúdo dos portais da Bradesco Seguros, da Bradesco Auto/Re, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência. O usuário deve clicar no ícone para ver o assistente de tradução e, em seguida, no texto que deseja traduzir, a fim de que as mensagens sejam traduzidas para a linguagem dos sinais.
Assim como no ano anterior, o foco do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg, foi a inovação para o desenvolvimento sustentável. Os projetos apresentaram propostas de gestão de recursos, uso da tecnologia para otimização de processos e diversos outros planos inovadores para o setor. A edição 2013 teve número recorde de inscrições: foram 58 cases avaliados.
Vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga viabilizam informações para pessoas surdas
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