Segundo um levantamento realizado pela Minuto Seguros, uma empresa Creditas, o seguro dos dez carros mais vendidos no Brasil teve uma sofreu uma variação significativa no país. O último comparativo mensal teve queda de 34% para os homens e alta de quase 20% para as mulheres.
No entanto, as variações precedem desde o primeiro trimestre de 2024, com diminuição de 46,4% para o perfil masculino e aumento de 25,2% para o feminino, se comparado o mês de março ao de janeiro.
A lista analisada foi divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) com o intuito de identificar quais os carros mais vendidos no período. Os números no valor do seguro auto para os homens sofreram queda pelo segundo ano consecutivo, sendo que em março de 2023 as apólices registraram declínio de mais de 21%, e de quase 33% no trimestre.
“Como a variação expressiva no perfil masculino ocorreu pelo segundo ano seguido, podemos enxergá-la como uma interessante tendência sazonal, que poderá ser confirmada com os próximos levantamentos. Já o aumento acentuado dos preços para as mulheres é alto para um único mês e pode ser enxergado como um ajuste de mercado com possibilidade de se normalizar nos meses seguintes”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.
Entre os destaques do mês de março, estão:
(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/24 contra fevereiro/24)
- A cidade com os menores preços médios, tanto para HOM, dentre os modelos analisados, foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.908,59 (-42,6%) para homens, e R$ 2.137,20 (+10%) para mulheres.
- Belo Horizonte registrou os maiores preços médios no perfil masculino, com R$ 3.246,40 (-18,1%). Enquanto isso, Salvador foi a cidade com os maiores preços no perfil feminino, atingindo R$ 3.860,90 (+18,1%).
- A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 2.479,44 (-34%) para o perfil masculino, e R$ 2.969,23 (+19,7%) para o perfil feminino.
Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:
- O Novo Polo Comfortline se mantémem primeiro na lista dos mais vendidos, registrando uma queda no perfil masculino e um aumento no feminino. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 2.319,00 (-34,9%). Já no feminino, o preço médio é de R$ 2.847,23 (+33,5%).
A maior variação do modelo para os homens ocorre no Rio de Janeiro, alcançando R$ 2.406,04 (-60,7%), enquanto para as mulheres é em Belo Horizonte, alcançando R$ 3.886,61 (+74%).
- O Novo HB20 continuou na quinta posição em vendas e registra a maior queda na média dos valores para o perfil masculino (-38,1%), enquanto sofre um aumento expressivo no perfil feminino (+32,9%). A maior variação no perfil masculino se dá em Recife, onde chegou a R$ 4.108,25 (-58,5%), enquanto no feminino se dá em Porto Alegre, chegando a R$ 2.887,32 (+61,7%).
A média dos valores é de R$ 2.104,28 para o perfil masculino e R$ 2.762,26 para o feminino.
- O Kicks Active, que sobe de décimo para sexto na lista da Fenabrave, registra uma queda no perfil masculino, enquanto registra o maior aumento no perfil feminino. No masculino, o modelo atinge o valor de R$ 2.810,19 (-26,4%), já no perfil feminino chega a R$ 3.338,00 (+40,2%).
A maior variação para o perfil masculino é em Curitiba, com valor de R$ 2.442,05 (-64,7%). No feminino, a maior variação se dá em Belo Horizonte, com custo de R$ 5.386,89 (+113,9%).
Entre os destaques do trimestre, estão:
(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/24 contra janeiro/24)
- No perfil masculino, o Polo Comfortline foi o modelo que sofreu a maior variação: – 41,8% (R$ 2.319,00);
- No perfil feminino, o Kicks Active foi o modelo que sofreu a maior variação: +54,4% (R$ 3.338,00);
- A média geral de variação para todos os modelos e capitais foi de -46,4% para o perfil masculino e +25,2% para o perfil feminino.