Levantamento mensal da Bidu, que analisa o preço médio do seguro para os dez carros mais vendidos do mês anterior, é realizado em quatro capitais do País
A Bidu, plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e produtos financeiros, que faz parte do Grupo Thinkseg desde junho deste ano, divulga levantamento com o valor dos seguros (cotados no dia 10 de dezembro) para as versões de entrada dos dez veículos mais vendidos em novembro, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O Relatório Bidu, produzido mensalmente desde 2016, analisa o preço médio do seguro em quatro capitais brasileiras (Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) e compara o perfil de homens e mulheres de 35 anos, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que estão contratando o seguro pela primeira vez.
Num mês em que os gastos costumam ser maiores, com compras de Natal e preparação para os tributos de início de ano, o preço do seguro auto tem redução média de 15,82% em comparação com novembro. Tanto o perfil masculino quanto o feminino tiveram retração nos preços, de 14,39% e 17,25% respectivamente, nas capitais estudadas no Relatório Bidu. Em dezembro, o valor do seguro de automóveis seguiu a tendência de queda, já que no último estudo houve redução de 8%, em média, na comparação entre novembro e outubro. Naquela ocasião foram os homens que puxaram para baixo o preço do seguro.
No relatório deste mês, os destaques na redução do valor do seguro ficaram para o perfil masculino e feminino em Porto Alegre, com queda de 33,34% e 24,92% respectivamente. As demais cidades também apresentaram retração nos preços, como mostra o gráfico abaixo, com exceção do perfil masculino em Brasília, onde houve leve alta no valor da apólice (de 2,09%) para os homens.
*Variação do preço médio do seguro por cidade (azul: homens; vermelho: mulheres)
A redução no valor médio do seguro é generalizada entre todos os modelos de automóveis. As maiores quedas são registradas para o Volkswagen Polo, em ambos os perfis. Para este veículo, as mulheres têm 36% de redução no preço do seguro (de R$3.188 em novembro para R$ 2.042 em dezembro) e os homens 28% (de R$3.975 em novembro para R$2.870 em dezembro).
Apenas dois aumentos foram registrados no período. Para o Chevrolet Ônix, o preço do valor do seguro para o perfil masculino teve um tímido acréscimo de 2%, enquanto para o modelo Renault Sandero o crescimento foi de somente 1% na cotação do seguro para o perfil feminino: de R$1.764 em novembro para R$1.777 em dezembro.
* Variação do preço médio do seguro dos modelos que se repetem entre outubro e novembro
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Assim como nos meses anteriores, o perfil masculino continua pagando mais caro pelo seguro do que o feminino. Extrapolando os dados deste relatório, enquanto as mulheres desembolsam, em média, R$1.791 pelo serviço, os homens pagam R$2.425, uma diferença de R$634.
* Preço do seguro por modelo, média dezembro (azul: homens; vermelho: mulheres)
Modelo mais vendido
De acordo com o relatório da Fenabrave, em novembro foram emplacados 192.146 automóveis – uma queda de 7,98% em comparação com o mês anterior, quando foram vendidas 208.814 unidades. Desde janeiro, apenas quatro modelos se repetem todos os meses no ranking dos 10 mais emplacados: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e VW Polo.
* Ranking dos 10 veículos mais emplacados em novembro, de acordo com a FENABRAVE
Seguindo a tendência dos últimos estudos, o Chevrolet Ônix continua a ser o carro mais emplacado no Brasil, com 22.277 unidades em novembro contra 22.324 registradas em outubro. O preço médio do seguro do modelo de entrada para o sexo masculino custa atualmente R$2.287, um acréscimo de 2,18% em relação à cotação do mês anterior, que ficou em R$2.238. Já para o perfil feminino, o valor médio atual é de R$1.666 ante R$2.094 – uma queda de 20,43% em comparação com a cotação registrada no início de novembro.
Entre outubro e novembro, nove carros se repetem no ranking da Fenabrave. Após figurar no levantamento de outubro, o Jeep Compass sai do relatório e dá espaço ao Hyundai Creta, que não aparecia na lista dos 10 mais emplacados desde agosto.
O melhor custo-benefício
Neste relatório, após dois meses fora do ranking, o Hyundai Creta retorna como o veículo que apresenta o melhor custo-benefício, ou seja, a melhor relação entre o preço médio do seguro e o valor de mercado do veículo (price ratio), para ambos os perfis. Para os homens, o price ratio é de 3% e para as mulheres é de 2,4%.
Já o que menos vale a pena em termos de custo-benefício, para os dois perfis, é o Volkswagen Gol. O price ratio para os homens ficou em 7,3% e em 5,2% para as mulheres.
* Variação por preço de seguro (price ratio)
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Variação entre as cidades
A cidade de Brasília é a que possui o seguro mais barato entre as capitais estudadas, onde a média do preço do seguro dos dez modelos mais vendidos em novembro, para homens e mulheres, ficou em R$1.820. Já o Rio de Janeiro figura com a média de preços mais cara, com cotação de R$2.578 considerando os dois perfis.
As mulheres residentes em São Paulo são as que têm o preço médio do seguro mais em conta, com R$1.596, enquanto as cariocas pagam em média R$2.196, uma diferença de R$600. Já para os homens a diferença de preços entre as capitais é maior e representa R$978. Para eles, o valor mais atraente está em Brasília, com cotação média de R$1.982 contra os R$2.960 registrados na capital fluminense.
*Variação do preço médio do seguro por cidade (azul: homens; vermelho: mulheres)
Mais detalhes
Confira, abaixo, as tabelas com os dez veículos mais vendidos em novembro, de acordo com a Fenabrave, e o valor do seguro para cada modelo nos perfis analisados pela Bidu. As cotações de seguro foram realizadas no dia 10 de dezembro de 2018. Para mais dados e gráficos de análise, confira o relatório completo da Bidu para este mês, assim como edições anteriores.
* Perfil A: homem de 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez.
* Perfil B: mulher de 35 anos, casada, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez.
* Todos os preços dos seguros apresentados são para vigência de um ano. Todas as cotações foram realizadas no dia 10 de dezembro.