De acordo com Fábio Caio Câmara Figliuolo, Diretor Clínico do Hospital Santa Helena e gestor do projeto, a automatização do atendimento deverá representar a diminuição dos custos para a Unimed Paulistana, para cooperados e toda a rede credenciada, o que reverterá em benefícios para os clientes. “Estima-se uma redução de 2% no custo assistencial da Cooperativa (que no ano passado foi de mais de R$ 934 mil), devido à otimização dos processos, explica o diretor.
Segundo ele, um exame realizado pelo paciente com um médico poderá ser analisado por outro, evitando que o procedimento seja feito novamente, estando seus resultados no prazo de validade. “Haverá redução também nos custos de telefonia para toda a cadeia de prestadores envolvida, pois as autorizações, que até agora são obtidas por ligações telefônicas, estarão acessíveis via web”, acrescenta o diretor.
O próximo passo do projeto de automatização do atendimento é permitir que todos os dados de consultas e resultados de exames de cada paciente estejam acessíveis para visualização dos médicos cooperados via web. “Ao receber um paciente no consultório, o médico poderá acessar todo seu histórico de saúde pelo nosso sistema, o que deve facilitar a pesquisa e a avaliação de cada caso”, explica Figliuolo. A Unimed Paulistana tem 1 milhão e 12 mil clientes.