Parceria entre planos de saúde entra em vigor amanhã e muda rotina de segurados
A partir de amanhã, os 55 mil usuários do plano de saúde da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) irão migrar para a rede Unimed. Com dívidas de mais de R$ 50 milhões, a única saída encontrada pela Caarj foi fechar contrato com a rede Unimed-Rio para assegurar o atendimento dos pacientes. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a fusão.
Porém, há pelo menos 15 dias, os clientes da Caarj já sentem o mal-estar da mudança. Na Policlínica de Botafogo, por exemplo, a partir de amanhã os pacientes da Caarj não serão mais atendidos na emergência de clínica geral, pois o setor não aceita o novo plano. Mas há duas semanas, quem usa a Caarj tem sido obrigado a pagar pela consulta no valor da tabela, que varia de R$ 42 a R$ 54.60, e por procedimentos médicos, cujos valores diferem de acordo com o tipo de exame realizado.
O oficial de justiça Paulo Izecksohn, de 52 anos, passou por um constrangimento ao tentar, na sexta-feira, fazer exames de rotina no Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), em Botafogo.
– Tive que deixar dois cheques para ser atendido. Um no valor de R$ 136 e outro de R$ 145 porque a clínica não quis aceitar o plano da Caarj, que tenho há muito anos – desabafou. – Pago por um plano especial e fiquei impressionado com a falta de respeito.
Depois de muita reclamar, Paulo recebeu de volta os cheques. Ele também reclamou que o plano que lhe foi oferecido pela Unimed é inferior ao atual da Caarj.
Os mais de 600 funcionários também temem pelo futuro e estão aflitos com a reestruturação da empresa e a possibilidade de demissões. Um funcionário do Centro Médico da Tijuca, que não quis se identificar, mostrou que está com medo do que pode acontecer.
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Gestor estuda casos de clientescujos médicos não são credenciados pela Unimed
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– O clima está péssimo, ninguém sabe o próprio destino, não sei o que vai acontecer com a gente – revelou o trabalhador. – Esta semana posso ser demitido e até agora ninguém me comunicou nada.
O conselheiro gestor da Caarj José Antonio Galvão de Carvalho, nomeado há 13 dias, confirmou que haverá reestruturação nos quadros de pessoal e também diz que estuda uma solução para atender os pacientes cujos médicos não são credenciados pela Unimed.
Entre as principais vítimas estão as mulheres grávidas. Há risco de ginecologista não atender na nova rede.
– Haverá demissões, mas ainda estou tomando pé da situação – explica José Antonio Galvão de Carvalho. – A dívida está em R$ 50 milhões e é anterior a 2007.
A Caarj garantiu que os usuários terão todos os direitos mantidos, sem pagar mais pelos serviços da nova seguradora.
– Todos serão atendidos pela Unimed sem qualquer custo adicional – garantiu José Antonio Galvão de Carvalho. – Se existirem problemas, o usuário pode se comunicar com o call center da Caarj, pelo telefone (21) 4002-2272.
Segundo José Antonio Galvão de Carvalho, os usuários recebem as novas carteiras do plano até hoje pelos Correios. A partir de amanhã, o call center da Unimed-Rio estará disponível para ex-clientes da Caarj pelo telefone (21) 3861-3861.