Notícias | 6 de outubro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Unibanco AIG fecha parceria com a Bovespa

A partir do dia 9 de outubro as 377 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terão acesso a um plano especial de seguro de responsabilidade civil. Oferecido há seis anos no Brasil pela Unibanco AIG, o Seguro D&O – Directors & Officers foi personalizado para atender às necessidades das companhias listadas na Bovespa, oferecendo garantias adicionais exclusivas. O objetivo é oferecer proteção patrimonial pessoal aos diretores e conselheiros das empresas e, ao mesmo tempo, garantir maior segurança aos acionistas destas companhias, cobrindo custos de defesa e reconhecendo decisões tomadas por câmaras de arbitragem.
A parceria segue uma iniciativa bem sucedida da AIG em mercados competitivos como Nova Iorque e Cidade do México. “O Brasil é o terceiro país do mundo a oferecer um seguro personalizado para as empresas listadas em Bolsa. Isso mostra um alinhamento com as políticas internacionais de mercado e agilidade em atender novas demandas”, comenta José Roberto Haym, vice-presidente da Unibanco AIG. Ele acrescenta que a parceria com a Bovespa nesta iniciativa mostra como a governança corporativa se tornou um tema de primeira grandeza no cenário empresarial brasileiro.
Com as mudanças no Novo Código Civil e as alterações na Lei de Sociedades Anônimas, cresceu a possibilidade dos diretores, conselheiros e administradores de empresa responderem com seu próprio patrimônio em casos de erros de gestão.
Para se proteger dos eventuais processos, tanto os executivos quanto as empresas têm buscado o seguro D&O, que cobre perdas sofridas pelos diretores e conselheiros em ações de responsabilidade civil, motivadas por atos danosos cometidos no exercício de suas funções. A cobertura também reembolsa as companhias que tenham assumido a seu cargo perdas motivadas por ações contra os executivos e ainda as protege pelas perdas decorrentes de reclamações contra elas, no âmbito do mercado de capitais.
A modalidade de seguro D&O oferecido às empresas listadas na Bovespa prevê quatro garantias adicionais exclusivas: um fundo para administração de crises, um seguro de viagens internacionais com assistência médica, farmacêutica e odontológica para os principais executivos da companhia, a extensão da cobertura de responsabilidade civil para os riscos relacionados às reclamações derivadas do conteúdo do site da companhia na internet e a assessoria jurídica pela rede credenciada da AIG nos Estados Unidos, no caso das empresas que tenham operações e ADRs negociados naquele país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN