Notícias | 15 de outubro de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Um carro blindado é seguro; mas e o seguro do blindado?

O mercado de seguros para automóveis blindados vem crescendo no Brasil, seguindo a trilha do próprio segmento de blindagem automotiva. Os carros com a proteção balística vinham apresentando curva ascendente de produção desde seu boom no País, na última metade da década de 90. Entretanto, segundo a Abrablin, entidade que representa as empresas blindadoras, o mercado caiu no ano passado, no rastro da redução das vendas de veículos zero-quilômetro, já que a maior parte dos blindados são vendidos novos. Para este ano a perspectiva também não é das melhores, mas, de qualquer forma, esta é uma faixa nova de atuação, que tende a acompanhar o próprio desenvolvimento do setor automotivo e, portanto, tem boas perspectivas à frente.
De acordo com a Abrablin, são blindados cerca de 4 mil automóveis/ano no País, e a frota já atinge cerca de 20 mil unidades -número ainda inexpressivo frente ao total de veículos no Brasil, mais de 21 milhões. Esses dados acabam por refletir também no mercado segurador.
O seguro de blindados tem particularidades que, diversas vezes, quem adquire um automóvel deste tipo desconhece. Muitos consumidores imaginam que o preço do seguro de um blindado é mais barato do que o de um veículo tradicional, já que a blindagem diminui o risco de furto deste veículo, a exemplo do que ocorre com sistemas antifurto como alarmes, travas, rastreamento etc. Mas não. A blindagem é um caso totalmente à parte. A blindagem diminui a probabilidade de furto em cerca de 30%. Em compensação, o custo de um reparo na carroceria ou nos vidros deste mesmo veículo é mais que o dobro do serviço realizado em um automóvel comum. Assim, o valor do seguro acaba refletindo esta realidade.
Numa apólice de veículo blindado, geralmente a blindagem é tratada como um acessório, a exemplo do que ocorre com o sistema de áudio, equipamentos específicos etc. O valor flutua de acordo com o próprio tipo e preço do serviço de blindagem mas, via de regra, geralmente o preço final do seguro de um blindado é, aproximadamente, o dobro do valor de um veículo sem a proteção balística. Teoricamente o cliente pode fazer o seguro apenas sobre o veículo, ignorando a blindagem, mas não temos nenhum registro de caso como este na Tokio Marine.
O valor do seguro de um Chevrolet Astra Sedã 2003 em nossa seguradora, por exemplo, é de R$ 1,3 mil. Se o veículo for blindado, o valor sobre para R$ 2,75 mil -a diferença refere-se exclusivamente à garantia para blindagem. Procurando beneficiar este tipo de cliente e já visualizando o crescimento deste mercado, a Tokio Marine oferece franquia em separado. Esta é uma grande vantagem para o consumidor, pois, num caso de acidente em que uma parte não-blindada seja atingida – só a grade dianteira e os faróis, por exemplo-, a franquia será do mesmo valor que a de um veículo normal, não incidindo o custo da garantia da blindagem.
Assim, é recomendável ao consumidor que pretende adquirir um veículo blindado ou solicitar este serviço em seu automóvel já segurado que realize vasta pesquisa no mercado, para calcular qual tipo de blindagem e apólice será mais conveniente e, claro, mais vantajosa. É importante observar a questão da franquia, para assegurar-se de que o valor não será irreal na eventualidade de uma pequena colisão ou reparo. Renato Kakiuthi é coordenador de produto da Tokio Marine Seguradora.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN