Notícias | 29 de outubro de 2003 | Fonte: Fenaseg

Transparência e ética, itens essenciais para o sucesso do setor

“A globalização e liberalização da economia tem produzido muitas mudanças na política econômica nas últimas décadas. Esse processo tem possibilitado a abertura de novos mercados bem como a saída de outros. Observaremos duas fortes conseqüências para o mercado de seguros da América Latina.
De um lado irá acelerar mudanças na estrutura do setor, com novos produtos, nova tecnologia e acesso a mercados não tradicionais. Isso criará uma necessidade de ajustes nas normas para padronizar os modelos de controle e surpervisão da atividade, promovendo a auto-regulamentação das companhias”, disse Manuel Aguilera, presidente executivo do comitê executivo da International Association of Insurance Services (IAIS), durante a 29º Conferência Fides, que teve início no último dia 27, na República Dominicana.
Segundo o executivo, os órgãos reguladores deverão focar suas atividades no controle da solvência e em sistemas mais eficientes e modernos de fiscalização para proteger os consumidores.
Em relação ao futuro das seguradoras, Aguilera disse que as companhias precisarão desenvolver sistemas mais eficientes de controle de riscos, adotar práticas internacionais, introduzir mudanças tecnológicas que visem os padrões básicos de governança corporativa, visando ter um mercado mais transparente.
José Manuel Martinez, presidente do grupo espanhol Mapfre, o segundo executivo a proferir palestra no evento nesta terça-feira, reforçou o discurso de Aguilera:
“Um comportamento ético é um princípio básico de qualquer companhia.
Uma empresa que perde a credibilidade terá de percorrer um longo caminho para recuperá-la”, disse. “Por isso, precisamos estar amparados na transparência e na governança corporativa”, acrescentou.
Na Mapfre, o Código de Governança Corporativa foi implementado em 1999. As informações são da Reactions.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN