O primeiro passo para jornada de dados é conhecer o cliente. Desta forma, um passo é dado antes, a higienização das informações dos clientes. Uma vez que dados imprecisos podem desperdiçar recursos valiosos e prejudicar resultados, os dados frequentemente necessitam de limpeza e transformação para remover inconsistências e garantir que estejam em um formato adequado para análise e qualificação. Isso pode envolver a remoção de duplicatas, a correção de erros e a padronização de formatos.
Após a limpeza dos dados, é o momento de qualificá-los! Ao qualificar, segmentar e clusterizar clientes, é possível criar estratégias de growth mais direcionadas nas suas preferências, atingindo o público certo no momento certo!
A Estratégia de Dados da Rede D’Or
Seguindo a estratégia de qualificação de dados, a Rede D’Or, maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com 120 unidades médicas e referência nacional em Oncologia e tratamento de câncer, exemplifica como a tecnologia pode transformar a gestão hospitalar e aprimorar a experiência de pacientes, médicos e visitantes.
A Parceria com a Zoox Smart, a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, proporcionou a rede obter insights, em tempo real, integrados ao seu sistema de gestão hospitalar, armazenados em um Data Lake próprio. Este avanço permitiu uma gestão eficiente de grandes volumes de dados, alinhados à legislação vigente e garantindo informações precisas e confiáveis para tomadas de decisão mais assertivas.
Fábio Andrade, Chief Innovation Officer e Analytics Officer da Rede D’Or, destacou a importância dos dados na operação da empresa: “Se a gente não levasse a sério a questão de dados, a gente não existia. Essa é a grande verdade. Quem faz a liga dessa história toda é a área de dados; ela me ajuda a trabalhar.”
A estratégia inovadora foi implementada para resolver um problema crucial: a falta de uma relação direta com o paciente. “O que a gente fez lá mais de 25 anos atrás foi realmente montar uma estrutura tecnológica para capturar toda essa informação desses hospitais conforme eles iam crescendo”, explicou Andrade. Em vez de contratar uma grande equipe para qualificar os dados, cada recepcionista foi transformada em analista de qualidade de dados, otimizando o processo desde a entrada do paciente.
O impacto da solução da Zoox é notável: “Quando a gente conversa com outros players de mercado, eles costumam ter uma média de 65% a 67% de pacientes qualificados. Aqui são 94%. A gente sabe exatamente quem é essa pessoa,” enfatizou Andrade.
Além da qualificação de dados, a solução da Zoox garantiu alta capacidade de entrega e mínima interrupção nos serviços. “A margem de erro tinha que ser zero. Então, testamos exaustivamente a solução da Zoox antes de colocá-la em funcionamento”, afirmou Andrade. O resultado foi uma operação eficiente com menor custo e informações mais qualificadas.
Essa parceria mostra como a tecnologia da Zoox Smart transforma a gestão hospitalar, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados pela Rede D’Or, estabelecendo um exemplo a ser seguido no setor de saúde.