Notícias | 20 de outubro de 2009 | Fonte: Valor Econômico | Finanças | SP

Trabuco terá voto de minerva e poder de veto

A associação fechada ontem pela Bradesco Seguros com a OdontroPrev segue o mesmo modelo daquilo que foi negociado com a Porto Seguro meses atrás. A diferença é uma só, porém muito marcante: o grupo Bradesco terá a palavra final em questões sensíveis. Em entrevista ao Valor, Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco Bradesco e do conselho de administração da OdontoPrev, explicou que terá o voto de minerva em discussões estratégicas.

Valor: O que essa operação representa estrategicamente para o Bradesco como grupo financeiro?

Luiz Carlos Trabuco Cappi : Estamos aprofundando o nosso modelo de negócios. O Bradesco é mais que um banco: é uma moeda de duas faces. De um lado, as operações financeiras, nas quais somos líderes em vários segmentos, como consórcios, financiamento ao comércio exterior e depósitos à vista. Do outro, as operações de seguro e previdência. Somos a maior seguradora do país, com 23,5% do mercado. Queremos ter participação relevante no setor de saúde e a possibilidade de vendas de planos dentais para a baixa renda é grande. Vender, por exemplo, microsseguros, com planos de R$ 10. A saúde começa pela boca.

Valor: A área de seguros vai ganhar mais espaço dentro do banco? Quanto o senhor imagina que chegará a representar no grupo?

Trabuco : A área de seguros é uma área chave dentro do grupo. Não queremos ser apenas investidores. Queremos participar do negócio, da estratégia. O segmento tem muitas oportunidades no futuro. Trabalhamos com a estratégia de pelo menos manter a participação atual (em torno de 35% do lucro). No passado, a área de saúde era apenas uma carteira. Virou uma empresa. O mesmo ocorreu com a a área dental, que era uma carteira dentro da área de saúde e há cerca de um ano e meio virou uma empresa. De 500 mil vidas passou para 1,5 milhão. A associação cria uma empresa com 4 milhões de vidas e não é difícil imaginar que podemos chegar a 10 milhões. Nos Estados Unidos tem empresa com 40 milhões de clientes.

Valor: A estratégia tem a ver com o fato de o crescimento em aquisições bancárias já estar limitado pela inexistência de opções? O Bradesco resolveu trilhar outro caminho?

Trabuco : Negativo. Como uma moeda de duas faces, estamos crescendo nos dois segmentos. O Bradesco tem capacidade muito grande de agregar clientes. Continuamos sendo os líderes em vários segmentos bancários e na área de seguros estamos em todas as linhas. O mercado de seguros no Brasil vai ter grande desenvolvimento, assim como o mercado bancário.

Valor: Como o Bradesco vai assegurar o controle da OdontoPrev? Tem direito de veto? A última palavra é do Bradesco?

Trabuco : O destino da companhia está nas nossas mãos. É claro que vamos ter participação nas decisões, poder de veto. Eu também terei o voto de minerva, dependendo do caso. Mas queremos o diálogo e a discussão. O modelo é efetivamente de gestão compartilhada.

Valor: Como foram as negociações? Quem procurou quem, de quem foi a iniciativa?

Trabuco : A gente já se conhecia e conversava há muito tempo. Em janeiro decidimos procurar a OdontoPrev. Estávamos crescendo muito e chegamos a pensar em abrir o capital da Bradesco Dental. A outra opção era fazer uma acordo como o que foi feito. Esse acordo na verdade queima a etapa de abrir o capital porque a Bradesco Dental já vai estar dentro de uma empresa de capital aberto. É a única empresa dentro do organograma do Bradesco que passa a ser de capital aberto, além do próprio banco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN