Notícias | 16 de maio de 2011 | Fonte: D24am

Totem começa a registrar o número de vítimas no trânsito em Manaus

Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, só de janeiro a abril, já morreram 97 pessoas vítimas do trânsito em Manaus. No Amazonas, a conta passa de 100.


Manaus – A cidade de Manaus, a partir desta segunda-feira (16), passa a ser uma das sete cidades brasileiras com um contador que estima o número de pessoas vítimas fatais e que sofreram internações causadas por acidentes de trânsito. O totem com o relógio está instalado na Avenida Torquato Tapajós, Zona Centro-Sul de Manaus.


A escolha da capital amazonense nem de longe é motivo de orgulho para os moradores da cidade. Segundo a diretora presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, somente de janeiro a abril deste ano, já morreram 97 pessoas vítimas do trânsito em Manaus. No Amazonas, a conta passa de 100.


“Somente os pedestres representam mais de 40% das vítimas de trânsito. Manaus hoje possui uma frota de 508 mil veículos e precisamos conscientizar essas pessoas para o respeito à vida”, comenta Mônica Melo.


O totem irá mostrar o número nacional de vítimas, o Detran-AM ainda estuda a possibilidade de ter apenas os números referentes aos casos do Amazonas.


Acidentes


Até o momento de acordo com o site da entidade, o número está em 258.639 mil pessoas mortas ou lesionadas em todo o país.


A iniciativa de colocar relógios partiu do grupo ‘Chega de Acidentes’, uma organização criada em 18 de setembro de 2009 pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) e da Seguradora Líder DPVAT, responsável pela liberação do seguro que indeniza as vítimas, que pagou pelos totens nas cidades.


“O totem é importante porque chega como um alerta para a população”, orienta o representante da Segurado Líder, Márcio Norton, que esteve presente à inauguração.


Além de Manaus, o contador foi instalado na cidade de Goiânia (GO) e deverá ser implantado durante até o final do ano em Curitiba (PR), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).


FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN