Dinheiro da venda da Real não sai
Com foco em veículo e segmento corporativo, seguradora quer ampliar atuação no Rio
A Tokio Marine pretende crescer organicamente no Brasil, com foco no seguro de veículos e no segmento corporativo. Por decisão da matriz, localizada no Japão, os quase R$ 700 milhões, obtidos com a venda da Real Tokio Marine Vida e Previdência, permanecem no país. A verba será aplicada na abertura de novas sucursais, aprimoramento das ferramentas de gestão de carteira e resultados, além da busca por facilitar o trabalho e a comunicação com os corretores.
O plano de expansão inovação e execução, que engloba metas para ganhar mercado, abertura de novas filiais e aposta em novos segmentos para os próximos três anos já está em andamento e vai ganhar ainda mais força. “Queremos crescer organicamente. Não há estratégia de aquisições. O capital mantido no Brasil será voltado para estes objetivos. Vamos investir em infra-estrutura e processos de forma a oferecer alta qualidade dos produtos”, afirma o diretor comercial para o Rio de Janeiro e Região Sul, João Melo da Silva.
A companhia, que é forte no segmento de seguros corporativos, como responsabilidade civil, risco de engenharia etc, também está de olho nas construções que crescerão diante da proximidade da Copa de 2014. “Estamos estruturando a área comercial para prestar atendimento neste segmento. Temos produtos fortes na área de área de risco civil”, destaca Melo da Silva.
Concorrência
Mas crescer não é tarefa fácil no Brasil, que recentemente vem experimentando as fusões, parcerias e aquisições das seguradoras maiores. Depois da operação da Porto Seguro junto ao Itaú Unibanco, dentre as grandes seguradoras independentes, sobrou apenas a Sul América Seguros, que pode cair nas mãos do banco Bradesco. Com relação ao aumento da concentração de mercado e elevada concorrência que o Brasil vem exibindo, ele afirma que a mudança não vai implicar na adoção de uma estratégia diferente pela Tokio Marine. Segundo Melo, a empresa continua forte e encontra-se entre as dez maiores do mercado securitário. A busca é por crescer ainda mais. “O segredo é crescer em estrutura e buscar estar mais próximo do corretor”, define o executivo da Tokio Marine.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é um estado estratégico para a Tokio Marine, que já tem forte presença no estado, sendo a quarta maior seguradora em termos de veículos. “Temos crescido bastante em corporate e varejo no estado. É um desempenho bastante expressivo”, ressalta. Somente em outubro, o estado foi destaque em termos de crescimento no seguro de automóvel, com 46% de incremento. No primeiro semestre, o aumento das vendas foi de 27%.
Para 2010, a companhia pretende inaugurar uma Sucursal de Assessorias no Rio de Janeiro, a depender da experiência piloto, que se encontra em andamento em São Paulo. A sucursal consiste em uma estrutura completa com o objetivo de unificar e padronizar o atendimento das assessorias. O modelo permite às assessorias o atendimento exclusivo na Central Operacional e no Call Center da Tokio Marine, além de proporcionar maior proximidade com a matriz da empresa.
Corretor
O relacionamento com o Corretor de Seguros permanece como umas das prioridades da companhia. Considerado o principal parceiro da Tokio Marine, a seguradora projeta a realização de pesquisas de mercado, aprimoramento dos canais eletrônicos que facilitem o trabalho desse profissional com seus clientes e melhorias no sistema de sinistros e vantagens dos produtos ofertados. Além disso, irá aprimorar a capacitação dos Corretores e colaboradores por meio de treinamento e ações diversas, como o projeto de educação a distância (e-learning), que já ocorre atualmente e passará a contar com mais tecnologia e dinâmica.
De acordo com o diretor da Tokio Marine, o foco é fazer com que o corretor preste consultoria ao cliente na hora deste escolher o produto e mostrar as vantagens oferecidas pela seguradora. “Queremos mostrar que coberturas existem. Fazer com que o cliente tenha uma visão mais ampla do produto, além do preço. É mais uma consultoria”, define. Dentro desta estratégia, a Tokio Marine conseguiu ampliar as vendas. Mais de 50% da base de novas vendas ocorreram com o aumento do leque de produtos adquiridos.
A capacitação já beneficiou milhares de profissionais. Somente no primeiro semestre 2009, aproximadamente 10 mil corretores, representando mais de 3 mil Corretoras e Assessorias de todo o país, participaram de treinamentos específicos, palestras e programas de formação na área de seguros. “Em 2010, o Corretor de Seguros e as Assessorias continuarão sendo nossa prioridade para a estratégia de ampliação”, afirma o executivo.