Notícias | 8 de maio de 2025 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Tokio Marine adota IA Generativa e acelera processos internos

Em parceria com a AWS, a Tokio Marine implementou o uso de Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) para leitura de documentos de despesas internas. O movimento pioneiro reforça a seguradora como referência em tecnologia no mercado segurador.

Agora, notas fiscais, cupons e comprovantes passam a ser analisados por IA via LLMs (Large Language Models), que interpretam os dados e preenchem automaticamente o formulário de reembolso, agilizando o processo no app. Essa inovação, segundo Dennis Milan, Diretor de Tecnologia, Inovação e Digital da Tokio Marine, traz uma série de benefícios para toda a seguradora. 

“Cada vez mais, buscamos integrar o uso da IA Generativa com as aplicações atuais que já utilizamos, com o objetivo de otimizar a atuação da área e gerar impactos positivos de dentro para fora da Companhia”, explica. 

Milan aponta que o uso dessa tecnologia também está sendo estudada para diversas frentes ligadas a produtos e à Diretoria de Sinistros, entre outras áreas da Tokio Marine. Os estudos em IA Generativa foram iniciados em 2023 e, desde então, ficou evidente que se trata de uma tecnologia com potencial real de transformar a atuação das empresas em diversos setores.

A Tokio Marine ja vem implementando uma série de iniciativas voltadas à inovação, com aprimoramento de projetos e processos por meio do uso de inteligência artificial, seguindo a diretriz interna de “AI First”. Em janeiro deste ano, a seguradora já havia anunciado a realização de orçamentação de sinistros de automóveis em minutos por meio de um modelo mais preciso de IA, com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência do cliente. 

A adoção inédita de uma solução da Cília Tecnologia tornou a Tokio Marine pioneira na automatização do orçamento de reparos, eliminando a necessidade de vistoria presencial e acelerando a liberação dos serviços e o pagamento de indenizações em casos de perda total. De acordo com Milan, a operação brasileira é uma referência internacional de tecnologia no Grupo Tokio Marine, já existem diversos estudos e grupos de trabalho com foco no uso de novas tecnologias. 

“Por isso, para nós, que seguimos participando ativamente do Comitê Internacional de Inteligência Artificial, ajudando nas definições de políticas e governança, esse é um avanço prático muito importante e reconhecido pelo Grupo Tokio Marine”, finaliza o executivo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN