Notícias | 5 de maio de 2025 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Tecnologia sem complicação: Zipia leva o pequeno corretor ao nível dos grandes

Márcia Farias, sócia da Zipia

Tecnologia acessível e suporte contínuo. É o que oferece a Zipia Assessoria, trazendo para o corretor de seguros a oportunidade de se digitalizar sem precisar investir pesado em estrutura própria. Com ferramentas intuitivas e acompanhamento de ponta a ponta, a empresa elimina as barreiras tecnológicas que travam o crescimento de pequenos negócios. O corretor ganha produtividade, autonomia e um novo posicionamento competitivo no mercado.

A digitalização dos processos parece ser uma realidade distante para muitos empreendedores. Uma pesquisa feita pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Sebrae em 2024 mostrou que 65% dos 6.933 negócios ouvidos ainda não vendiam seus produtos em plataformas digitais ou e-commerce próprio e que 62% não faziam uso de sistema de gestão para integrar informações de todas as áreas do negócio. 

“A maioria dos corretores são analógicos”, explica Márcia Farias, sócia da Zipia. Com mais de 30 anos de experiência na Porto Seguro, a executiva destaca que a assessoria surge do desejo de democratizar o acesso à tecnologia no setor: “Queremos colocar o corretor pequeno em um patamar tecnológico de um corretor grande”, enfatiza. A intenção da empresa é oferecer ferramentas para que o profissional tenha escala, previsibilidade e gestão. Com isso, a permanência dele no mercado é fortalecida e mais sustentável ao longo do tempo.

A Zipia oferece uma estrutura tecnológica de alto nível para corretores de seguros de pequeno porte, com ferramentas como CRM próprio, multicálculo, site personalizado com domínio próprio, mensageria integrada via WhatsApp e sistema de ligações. Tudo isso em um ecossistema unificado e intuitivo, acessível a quem antes não tinha essa infraestrutura.

“Tem assessorias que cadastram o corretor, mas não o ensina a vender. Não tem processo”, ressalta Márcia. “A Zipia coloca-o dentro de um processual de vender. Se ele cumprir esses ritos, ele garante a métrica dele”, acrescenta. 

Mais do que acesso à tecnologia, a Zipia entrega processos comerciais definidos, geração de leads qualificados e apoio prático para gestão da corretora. O objetivo é dar ao corretor pequeno as mesmas condições de operação — ou até superiores — às de grandes estruturas, encurtando o caminho entre o desejo de empreender e a atuação profissional no mercado.

O + que faz ainda mais diferença

O programa Zipia Mentorados acolhe profissionais com experiência no mercado de seguros, mas sem estrutura para abrir sua corretora. A iniciativa fornece mentoria, formalização junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), ferramentas digitais e um passo a passo de operação. O corretor inicia seu negócio com suporte total, encurtando drasticamente o tempo entre a ideia e a execução.

“Pegamos o profissional do zero, que sai da fonte e não sabe o que fazer”, comenta Márcia. “Abordamos e damos estrutura para ele começar o trabalho; fazemos uma inserção digital. Depois de embarcado, disponibilizamos um sistema de controle e gestão da corretora dele em parceria com a gente”, destaca a executiva. 

Lançamento oficial 

No dia 08/05, a partir das 18h30, no Espaço Vilamoura, em São Paulo, acontece o lançamento oficial da Zipia, em parceria com a Alfa Seguradora. O encontro é pensado para quem quer entender os novos caminhos do mercado de seguros. Com o tema “Corretores na era pós-digital”, o evento trará discussões relevantes sobre o futuro do setor e o papel dos profissionais nesse novo cenário.

A programação inclui uma palestra especial de Eduardo Weber sobre os desafios dos corretores na nova era digital e a apresentação do portfólio da Alfa Seguradora, com a presença de toda a diretoria.

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