Notícias | 13 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Tecnologia e atendimento humanizado devem ser aliadas na expansão do mercado de seguros brasileiro

Realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP), o segundo painel do primeiro dia, 12 de novembro, da sala José Tourinho do CQCS Insurtech & Inovação 2024 tratou sobre “Plataformas e Balcões ampliando a penetração do Seguro” com Caio Valli, diretor de canais proprietários e estratégia da Wiz Co, Mauro Santos, sócio da Safe2Go, e Devanir Brisola, gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi. O evento está acontece no Centro de Eventos ProMagno. 

Com a sala cheia, Caio Valli, da Wiz Co, abordou o cenário desafiador do mercado de seguros brasileiros. “Hoje, a gente tem uma mudança regulatória importante, a sandbox, seguradoras nascendo, nichadas, por produto, por região. Temos vários players que não eram do mercado e, agora, estão se organizando”, disse. Segundo o executivo, todo mundo busca uma diferenciação, seja para oferecer uma oferta mais assertiva, serviços de melhor qualidade e na melhora do atendimento ao cliente. 

Em relação a esses pontos, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada: “Não tem como não trazer a IA para nosso dia a dia. Com ela, a gente consegue medir a satisfação do cliente, criar estratégias de retenção e tomar decisões mais estratégicas”. Além disso, Valli comentou sobre  a experiência na venda de seguros, consórcio e crédito, destacando personalização inteligente, venda e pós venda, atendimento humanizado e omnichannel e outros pilares, e os resultados da empresa. 

Mauro Santos, da Safe2Go, ressaltou que a empresa já está operando há cinco anos no setor de seguros e está preparada para ajudar todos os parceiros, especialmente na flexibilização e democratização da venda de seguros: “Já estamos totalmente integrados com várias formas de pagamento. Fazemos a jornada completa, a precificação, os documentos, pagamento, que estamos integrados com alguns bancos. O que há de mais moderno, já está integrado”. 

O representante da Safe2Go também comentou que, embora as soluções possam ser contratadas por meio digital, o corretor ainda é a figura central, o protagonista, em todo o processo. 

Durante a apresentação, Devanir Brisola, do Sicredi, comentou sobre a história da cooperativa e a atuação na ampliação dos seguros para a sociedade no geral. “Dentro da nossa estrutura de seguros, contamos com mais de 1,7 milhões de associados protegidos e mais de 787 milhões em sinistros indenizados”, disse, comprovando com dados apresentados. “O cliente pode contratar seguro pelo digital, mas o Sicredi também valoriza muito o olho no olho. Hoje, somos a única instituição financeira com presença física em mais de 200 municípios brasileiros”, completou. Apesar da expressividade dos números, o Sicredi tem a ambição de ser ainda mais reconhecido. 

O painel trouxe discussões fundamentais sobre como plataformas e balcões estão promovendo a expansão da penetração do seguro no Brasil. As perspectivas abordadas reforçam o papel das insurtechs e de novos canais de distribuição no alcance a novos públicos, bem como na ampliação da inclusão financeira, ressaltando a importância de parcerias e soluções digitais no fortalecimento do mercado de seguros no país, mas, sem deixar o corretor de fora do processo. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN