Notícias | 5 de setembro de 2003 | Fonte: Jornal do Commercio

Susep recebeu mais de 38 mil reclamações de consumidores

Serviço de Atendimento ao Público da Superintendência de Seguros Privados (Susep) registrou 38.314 queixas ou consultas até julho. Foram 182 atendimentos diários, se considerados sábados, domingos e feriados. O mercado de seguros foi responsável por 45,2% do total.
No período, o número de procedimentos instaurados pela autarquia chegou a 1.688, sendo 1.230 (72,9% desse total) foram contra as seguradoras. A previdência privada respondeu por outros 249 (14,8%) e os títulos de capitalização por mais 117 (6,9%).
O seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat) continuou respondendo pela maior quantidade de atendimentos, com 6.261 ocorrências, o equivalente a 36,2% do total de reclamações e consultas do feitas sobre as diversas modalidades de seguros, que foi de 17.306.
O ramo de automóvel levou à Susep outros 5.184 consumidores (30% desse total) e seguro de vida, por sua vez, 2.538 (14,7%). O A busca de informações sobre seguradoras, com 1.847 registros, foi a quarta maior demanda: 1,847 (10,7%).
Deficiência
A ferramenta preferida do cliente para falar com o serviço de atendimento da Susep continuou sendo o telefone. Do total geral das reclamações e consultas feitas até julho, 25.301 (66%) utilizaram esse meio de comunicação. O contato pessoal com os atendentes do órgão teve a preferência de 6.935 consumidores (18,1%), enquanto o e-mail foi utilizado por outros 4.625 (12,1%) e a carta, por 1.453 pessoas, 3,8% do total.
Diretor da autarquia, Neival Rodrigues admite que o Disque-Susep não está cumprindo “a contento” a sua finalidade. Segundo ele, o órgão está estudando fórmulas para aumentar o número de posições, com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor.

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