Notícias | 2 de fevereiro de 2004 | Fonte: UOL

Susep quer difundir cultura do seguro de vida popular no país

A Bradesco Vida e Previdência deu o primeiro passo para popularizar o seguro de vida no país ao lançar um produto a um custo relativamente baixo, a partir de R$ 9,9 por mês. A idéia é de tornar o produto cada vez mais popular, o que vem sendo batalhado pela Superintendência de Seguros Privados, a Susep.

Inicialmente, o trabalho da entidade é o de conseguir junto ao governo a isenção do Imposto sobre Contribuições Financeiras (IOF) de 7% para os produtos que forem destinados à população de baixa renda, possibilitando que seu preço continue em patamares mais baixos e beneficie um número maior de pessoas.

Apólice-padrão estabeleceria parâmetros para o mercado Outra idéia da autarquia é criar uma espécie de apólice-padrão para garantir que o produto possa ser vendido em larga escala. Esta apólice, que ficaria pré-aprovada, seria utilizada como base para a elaboração das apólices de mercado, difundindo a cultura do seguro popular no país.

Contudo, para alguns executivos do mercado a padronização de uma apólice poderia impactar de forma negativa no que se refere à livre concorrência. Para eles, caso a proposta seja aprovada poderá criar barreiras para o lançamento de novos produtos, mais inovadores. Ao consumidor, portanto, restaria menos opções na hora de contratar um seguro de vida a um preço mais baixo.

Mas apesar da resistência dos empresários do setor, as perspectivas em relação às mudanças que estão por vir são boas, tanto no que diz respeito ao empenho da Susep quanto à proposta, como em relação à comunicação amigável que tem acontecido entre a autarquia e o mercado, buscando balancear os interesses dos consumidores e empresários do setor.

Ao que tudo indica, pelo menos em um primeiro momento a criação de uma apólice-padrão, no geral, deve agradar o setor, ao passo que sua finalidade central será a de criar um parâmetro para orientar as companhias de seguro a elaborarem cada uma o seu seguro de vida popular.
Paloma Brito

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN