Notícias | 30 de abril de 2020 | Fonte: CQCS

Susep esclarece os principais problemas com os Cadastro dos Corretores

Dando continuidade à ideia de estar mais próximo do corretor, executivos da Susep participaram de uma live na noite desta quarta-feira, dia 29. A ideia era esclarecer as dúvidas dos corretores com o cadastramento que vem sendo feito pela autarquia com a revogação da MP 905.

Até agora, foram 11.400 registros, sendo 9.500 recadastramentos e cerca de 2.000 novos profissionais.

Rafael Scherre, diretor da Susep, disse – assim como Solange Vieira na live anterior – que a autarquia foi pega de surpresa com a revogação da MP 905. “Nós tínhamos a obrigação de viabilizar um sistema para não prejudicar os corretores que estavam trabalhando no período em que não havia a determinação legal de um registro na Susep”, justificou.

Já Danilo Moura, diretor responsável pela Cadastramento e Autorizações, destacou que a realização da live tem como objetivo criar um canal aberto para esclarecer dúvidas. Ele reafirmou que a equipe de TI conseguiu criar uma interface amigável. “Os acessos estão crescendo muito rapidamente, por isso enxergo como um sinal claro de que a categoria abraçou a causa do recadastramento”.

Carlos Augusto, coordenador geral da área de autorizações da Susep, salientou que a autarquia conseguiu eliminar o papel e atingir um outro nível ao pensar em sistema.  “Parece que conseguimos. É a impressão que temos ao comparar com o que fazíamos antes. Aprimoramos o sistema com a participação dos corretores”, disse.

A dinâmica da live funcionou com a leitura de perguntas enviadas pelos participantes. Cerca de 500 pessoas. Muitas das dúvidas diziam respeito a problemas no envio da senha e muitas delas estão esclarecidas no manual que está disponível no site. “Boa parte dos e-mails recebidos nos ajudou a produzir o manual e o quadro de perguntas e respostas que vem surgindo. Esse manual está sendo atualizado conforme a demanda. Em breve a sétima versão estará disponível”, disse Carlos Augusto.

Ele alertou ainda para que os corretores verifiquem a caixa de spam para ter certeza que não receberam a senha. “Caso não esteja lá, o corretor pode voltar ao site da Susep e consultar o manual o procedimento, mas ele deverá fazer o procedimento como se fosse fazer um novo cadastro”, ressaltou.

Outro item importante é que tanto o cadastramento quanto o recadastramento deve ser feito pelo próprio corretor. “Ele não deve ser respondido por terceiros e é importante que o corretor forneça um email que ele acesse”.

Já Rodrigo Gama, responsável pela área de tecnologia, fez questão de frisar que ainda e preciso fazer correções e que a equipe trabalha na criação de um aplicativo que deve ficar pronto na segunda quinzena de maio.

Uma outra dúvida enviada foi sobre a numeração. Haverá também uma numeração nova para corretores PJ e PF, mas a Susep não exigirá alteração contratual para atualização do número. “O importante é ter no contrato social a identificação do responsável técnico”, disse Carlos Augusto.

Gama disse que para encontrar os corretores de seguros, por enquanto, é necessário navegar pelas páginas com 25 registros cada uma, procurando pelo CPF ou CNPJ da empresa.

“Já está no pipeline de entregas a possibilidade de acessar diretamente cada corretor no cadastro, pelo seu número de documento”.

É sempre importante reforçar que não tem custo de forma rápida e amigável. Queremos trazer desburocratização para que os mercados se desenvolvam de forma eficiente. “Isso é bom para todos”.

Ele acrescentou ainda que o desenvolvimento do sistema foi feito de forma a não onerar o corretor de seguros. “O desenho do sistema foi feito pela equipe da Susep e foi uma construção a muitas mãos. Ele ainda tem alguns problemas, mas a ideia é que ele melhore a partir do feedback dos corretores”, revelou.

Gama lembrou que uma ideia que surgiu foi propor interações com os sistemas da seguradoras e também da Susep. “Isso deve ajudar até na autorização para os corretores tornando tudo mais ágil”, prevê.

Sobre quando as empresas terão acesso aos corretores cadastrados, Gama explicou que hoje é possível fazer uma busca no sistema. “Ela traz 25 corretores de cada vez. Se buscar pelo CPF do corretor ou o CNPJ da corretora é possível identificar o cadastro. A intenção é ter uma entrada de sistema para que os seguradores possam baixar de uma vez”.

Gama disse ainda que a pesquisa do corretor é garantia que o cadastro está ativo e que o próximo passo é integrar os sistemas das seguradoras e da Susep.

Outra dúvida é quanto tempo o cadastro demora para entrar no sistema. “O registro é automático. Quando finaliza o cadastro, o corretor recebe a senha por e-mail. Há alguns problemas que podem ser corrigidos com o auxílio do manual”, ressaltaram os técnicos.

Um item importante alertado pelos técnicos durante a live é que o corretor não deve cancelar o  cadastro. Carlos Augusto explicou que quem apertar o botão cancelar vai ter o seu registro cancelado e não vai mais integrar a base da Susep. “O sistema só tem condição de voltar para o corretor que suspender o cadastro. Quem cancela, o sistema entende que não quer mais ser corretor de seguros”, alerta.

No fim da live, Rafael Scherre reforçou a importância do corretor de seguros. “Queremos ajudar o mercado a crescer porque isso gera trabalho e renda para todos. Corretores terão que se especializar, novas seguradoras podem chegar. É bom para todo mundo”, sintetizou.

Ele pediu que os corretores enviem dúvidas e sugestões para o e-mail [email protected] . “Queremos evitar a burocracia e ajudarmos nosso mercado a ajudar o Brasil a se recuperar”.

Eles lembraram ainda que o prazo para cadastramento é até o final de julho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. Leida Mara Aparecida de Oliveira Dias

    30 de abril de 2020 às 16:27

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN