Notícias | 13 de março de 2024 | Fonte: CQCS

Susep credencia Corretora de Seguros como primeira SPOC do mercado

A CA2C Corretora de Seguros foi credenciada pela Susep para operar como Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC) no âmbito do Open Insurance. A autorização foi publicada nesta quarta-feira (13) pela autarquia. “A empresa, que já era registrada na Susep como Corretora de Seguros, é a primeira a ter o credenciamento efetuado para atuar como SPOC” informou a Susep, em comunicado, acrescentando que as SPOCs “têm potencial para gerarem expansão e ganho de eficiência do mercado, na medida em que agregam dados que poderão ser usados no desenvolvimento de novos produtos, além de acrescentarem conveniência e valor à experiência do consumidor de seguros”.

Segundo o vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos, esse credenciamento representa “um marco histórico” para o mercado de seguros. “A inclusão de Corretoras de Seguros como SPOCs no Open Insurance é uma inovação disruptiva. Tradicionalmente, o acesso e a manipulação de dados do cliente estavam nas mãos de poucos, muitas vezes limitando as opções e a personalização do serviço para o consumidor final. Agora, essa transformação garante uma democratização do acesso a informações, permitindo uma oferta mais ampla de serviços e produtos personalizados. É um passo gigante rumo a um ecossistema de seguros mais aberto e competitivo, onde a transparência e a escolha do consumidor estão em primeiro plano”, frisa Matos, para quem, nesse contexto, a medida publicada pela Susep solidifica o papel do Corretor de Seguros como um “guardião essencial do Consentimento Informado”.

De acordo com a Susep, as SPOCs são entidades que, uma vez credenciadas, podem atuar provendo serviços ao consumidor de agregação de dados, painéis de informação e controle ou, ainda, mediante o consentimento do cliente, representá-lo, prestando serviços relacionados à iniciação de movimentação financeira. “Baseado no emprego intensivo de tecnologia, inovação e no conhecimento circunstanciado – e consentido – dos dados do consumidor, as SPOCs podem buscar produtos mais adequados a sua realidade, a partir do conhecimento de seus dados históricos, resultando em oportunidades mais vantajosas de contratação”, pontua a autarquia no comunicado.

A Susep frisa ainda que, através do Open Insurance, os consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização poderão permitir o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela autarquia, “de forma segura, ágil, precisa e conveniente”.

Na visão do órgão regulador, esses dados podem ser utilizados para desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades atuais e futuras dos consumidores

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN