Nesta quinta-feira (26), a Amazon Web Services (AWS) realizou mais uma edição do AWS Financial Services Symposium Brasil que reuniu mais de mil pessoas entre o encontro presencial e online. Destinado a diversas áreas de negócios, o evento tem como principal objetivo orientar a comunidade de serviços financeiros e de seguros sobre os benefícios da Inteligência Artificial, computação em nuvem, como a AWS auxilia as organizações na transformação de seus modelos de negócios, por meio de análises econômicas profundas e cases de sucesso, além de debater as principais tendências relacionadas a esses dois mercados.
Realizado em um ambiente dinâmico e colaborativo, o simpósio contou com painéis variados e especialistas que compartilharam experiências, perspectivas e promoveram debates focados em inovação, estratégias de crescimento e tendências de mercado.
A abertura do evento foi conduzida por Cleber Morais, Diretor Geral da AWS Brasil, que ressaltou o papel de destaque do Brasil no setor de serviços financeiros, consolidado em um ambiente de inovação e empreendedorismo. “Não estamos falando apenas de capacitação, mas também de investimento em nuvem. Esse investimento foi da ordem de 20 bilhões para criar toda uma infraestrutura. Ao olharmos para o futuro, percebemos o que está sendo desenvolvido, as novas tecnologias que estão surgindo e os investimentos que contribuem para essa jornada”, afirmou.
Rodrigo Bessa, Diretor de Serviços Financeiros da AWS, destacou que o evento oferece aos participantes a oportunidade de revisitar o passado e compreender o trabalho de construção realizado com fintechs, empresas de pagamento e seguradoras. “Muitas seguradoras começaram com a AWS. Hoje, o consumidor de seguros é muito mais exigente. Ele busca mais flexibilidade, autonomia e uma jornada mais fluida. Estamos trabalhando com as seguradoras para garantir esses objetivos”, afirmou.
Tatiana Orofino, Líder do Setor de Desenvolvimento Financeiro da América Latina na AWS, destacou que o AWS Financial Services Symposium Brasil é fundamental para manter a continuidade das discussões voltadas aos benefícios e oportunidades de negócios. “Quando falamos do setor de seguros, observamos um movimento interessante nos últimos anos. Essa agenda tem acelerado cada vez mais, com o setor focando na centralidade do cliente e superando desafios que a tecnologia cada vez mais abraça”, comentou.
A executiva também ressaltou o grande potencial do setor de seguros na América Latina. “O setor de seguros na América Latina tem um potencial enorme. Globalmente, a América Latina apresenta o maior crescimento projetado para os próximos anos, segundo estudos. O grande potencial está relacionado à baixa penetração do seguro em relação ao PIB. O desafio que discutimos com as grandes corporações é a integração e a criação de uma visão única do cliente em organizações que possuem diversas linhas de negócios”, explicou.
Eduardo Santana, integrante do time de Liderança de Dados da Porto Seguro, participou do painel para apresentar “Como impulsionou a verticalização da Porto por meio de dados orientados a domínios de negócios”. O executivo destacou que a Porto busca agilidade e agregação de valor ao cliente final por meio do uso de dados. “A AWS tem sido uma grande parceira da Porto, nos apoiando na área de infraestrutura e soluções para plataforma. Acredito que, sem essa parceria, não teríamos alcançado o nível em que estamos em relação a todo o ecossistema de dados transacionais”, concluiu.
O evento reuniu importantes parceiros e clientes da AWS, que elogiaram tanto a estrutura quanto o nível dos conteúdos apresentados. Márcio Bueno, CIO e COO da BS2 Seguros, afirmou: “Temos uma relação sólida com a AWS, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento do nosso negócio. Somos uma empresa nova e que precisa escalar rapidamente. A tecnologia é essencial para atender à demanda do mercado, e aqui encontramos novos conhecimentos e relacionamentos. O evento nos proporciona aprendizados que nos ajudarão no planejamento do próximo ano.” Paulo César Pissardo, Diretor de Negócios do segmento de Seguros na GFT, também destacou que o evento trouxe temas transformacionais. “Percebemos que o setor de seguros evoluiu bastante e está focado em adotar novas tecnologias. Isso tem transformado os negócios. A GFT, como parceira da AWS, tem se posicionado de forma muito forte, apoiando esses clientes nessa parceria que tem se fortalecido nos últimos anos”, disse.
O evento apresentou uma programação extensa, com painéis distribuídos ao longo do dia, abordando uma ampla gama de tópicos relevantes para o público, como:
– Perspectivas Econômicas 2024/2025
– Da ideia à inovação: gerando valor na indústria financeira com IA Generativa
– Painel Future Banking na Era da IA | Desafios e Oportunidades
– Foundational Models e a personalização da jornada do cliente
– Impulsionando a verticalização da Porto por meio de dados orientados a domínios de negócios
– Como a cultura AWS está transformando a estratégia de dados no Santander
– Usando GenAI para aumentar produtividade e qualidade no ciclo de desenvolvimento de software
– Pré-Lançamento do Estudo Global da McKinsey sobre o Estado da Indústria Financeira 2024