Notícias | 28 de abril de 2022 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Startups podem participar de programa de inovação promovido pela Central Nacional Unimed e pelo State Innovation

Nesta quarta, dia 27, foi lançado o Where SCIENCE Happens #2, um programa de incentivo para startups de base científica promovido pela Central Nacional Unimed (CNU), maior cooperativa do Sistema Unimed e o STATE Innovation Center. É a segunda edição do programa de aceleração que tem foco transformativo dos negócios e dos empreendedores para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo; e conta com o patrocínio da Central Nacional Unimed e apoio do Sistema B Brasil e da Yunus Negócios Sociais. As inscrições foram abertas durante o lançamento do programa, em São Paulo.

O Where SCIENCE Happens foi desenhado para startups que estejam na fase de operação/tração e sejam relacionadas com uma das três verticais de atuação do STATE – em sinergia com o compromisso da Central Nacional Unimed com educação e atenção à saúde, cultura e bem-estar.

Na edição de 2022, o propósito do programa é contribuir com o desenvolvimento do ecossistema nacional de startups de base científica e tecnológica, e dessa vez com a intenção de que ao final do ciclo as empresas emergentes estejam aptas para passar pelo processo de certificação do Sistema B Brasil.

“Criamos o Where Science Happens para fomentar o empreendedorismo de base científica e ajudar cientistas a desenvolverem suas startups e levarem suas soluções ao mercado. Esta nova edição é muito especial, pois conta com o apoio do Sistema B e da Yunus para ajudar a ampliar a contribuição social e ambiental que as startups podem gerar. O patrocínio da Central Nacional Unimed também confirma a intenção de uma grande empresa em contribuir para o desenvolvimento de mais startups de base científica e com impacto”, explica Jorge Pacheco, fundador e CEO do STATE.

De acordo com o fundador, “há inúmeros programas de aceleração voltados a startups e negócios puramente digitais, porém, poucos focam em startups de base científica, apesar do enorme potencial que temos para desenvolver ciência no Brasil”.

Ele acrescentou que para suprir este gap e fomentar o empreendedorismo de base científica, foi criado o programa de aceleração Where Science Happens que nesta edição dará uma atenção especial não só para a ciência, mas para soluções que geram um impacto social ou ambiental positivo para a sociedade.

O executivo indica que, para esta edição, além do foco em desenvolver cientistas empreendedores e startups de base científica, os parceiros Sistema B e Yunus têm um papel de ajudar os empreendedores a desenvolverem suas soluções com impacto social e ambiental positivos que elas podem gerar.

Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da CNU, destaca que a inovação tem sido uma pauta constante na companhia, por meio de parcerias robustas e abertura de canais para novas ideias. “Para nós, apoiar iniciativas como Where Science Happens é uma forma assertiva, ágil e eficiente de revolucionar o ecossistema de saúde por meio de ideias e soluções realmente eficazes. Costumo dizer que para a CNU esse é um dos principais benefícios do cooperativismo médico: contribuir na criação de soluções positivas para a sociedade e aprender sempre, com esses novos modelos de negócios”, complementou o presidente.

As startups aceleradas no programa poderão se tornar, durante e/ou após o encerramento, parcerias-fornecedoras da CNU, ou até mesmo terem novas oportunidades de investimento. Executivos da companhia estarão envolvidos ao longo de todo processo de aceleração para mentorear os empreendedores, ajudando-os a construírem negócios escaláveis e sustentáveis.

O que será oferecido às startups?

Conexão com grandes empresas, fundos de investimento e desenvolvimento de negócios por meio da rede STATE e de diversos Pitch Session que ocorrerão ao longo do programa;

Acesso à rede de universidades, cientistas, pesquisadores e mentoria sobre transferência tecnológica da bancada para o mercado;

Benefício e desconto em ferramentas de Gestão de Negócios, CRM comercial e OKRs;

Benefício em Cloud Data e mentorias sobre arquitetura de dados;

Residência gratuita no STATE para até 3 membros/startup por 6 meses;

Participação do programa Caminho +B MPE, de treinamento e orientação para a construção de uma estratégia de gestão de impacto, por meio da Avaliação de Impacto B;

Preparação para a entrada no processo de certificação como Empresa B;

Contato com especialistas do Sistema B Brasil e membros da comunidade de empresas B, STATE, Yunus e muito mais;

Mentoria e acompanhamento para criação de conta e preenchimento da avaliação de Impacto B, com o olhar dos especialistas do Sistema B Brasil;

Uma sessão de mentoria para cada startup ao fim do Programa Caminho+B MPE;

Patrocínio da taxa de pagamento inicial e da primeira taxa anual de certificação como empresa B (caso atinja a pontuação exigida durante o processo).

Parceiros de Benefícios e Conteúdos: Appana, Kyvo, UpLab, Bud, Pipe.social, Bhub, Outdoor Social, Academia do CRM, Blanko, AWS, Janela 8, PundiX, Nos8, Thermo Fisher, EMERGE, Biotech Town, a55, BRIFW, Portunus e FDC. As inscrições acontecem a partir do dia 27 de abril e vão até o dia 05 de maio. O encerramento do programa está previsto para dezembro/22 e os interessados devem se inscrever pelo site Wherescience.

Para isso, a ação está dividida em verticais de interesse:

Biotech – startups que propõem soluções inovadoras de biotecnologia nas áreas de saúde, nutrição humana, farmacêutica, gestação, cuidados na primeira infância e outras soluções.

Smart Cities – startups que recomendam soluções que buscam inovar cidades por meio da sustentabilidade e atenção à saúde em campos como: redução de poluição, saneamento, resíduos, proliferação de áreas verdes, descontaminação de rios e afluentes, redução de impacto ambiental, e outras soluções.

Criatividade – startups que orientam soluções tecnológicas com premissas de cultura, bem-estar, educação e acesso à saúde, abordando temas como: realidade virtual e aumentada para treinamentos, informação e diagnósticos (meta treinamentos e meta atendimentos); experiência dos beneficiários/clientes; diversidade; governança nos âmbitos social, ambiental e econômico; crescimento econômico e outras soluções.

SERVIÇO

O que: Where SCIENCE Happens #2

Quando: 27 de abril, 19h

Onde: Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina

Link para inscrição: https://www.state.is/wherescience

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN