Na prática, a tecnologia utilizada simplifica toda a jornada de contratação do seguro de vida, seja por meio de corretores de seguros ou de canais digitais
Com sede em Belo Horizonte, a Azos, empresa de desenvolvimento de tecnologia que, em parceria com a seguradora Excelsior, vem inovando na criação e na distribuição de seguros pessoais, tem registrado crescimento anual significativo.
Em menos de dois anos de atuação, a insurtech já alcançou a marca de R$ 25 bilhões em capital segurado. Insurtech é um termo do mercado de seguros, que une as palavras do inglês: “insurance” e “technology”, ou seja, a combinação entre seguradoras e tecnologia. São empresas e startups que seguem a tendência global de transformarem serviços tradicionais em digitais.
Na prática, a tecnologia utilizada simplifica toda a jornada de contratação do seguro de vida, seja por meio de corretores de seguros ou de canais digitais. A empresa, que trabalha principalmente com seguro de vida, desenvolveu uma inteligência artificial própria, que eles chamam de Fred.
O sistema propõe a otimização do tempo de emissão da apólice e tem sido adotada em todos os produtos da empresa. “Enquanto um processo tradicional costumava levar até 10 dias para acontecer, por exemplo, a ferramenta consegue emitir uma apólice entre 10 minutos a 1 dia útil”, exemplifica o CEO da Azos, Rafael Cló.
Para 2024, a Azos planeja lançar novas coberturas para o mercado brasileiro. A empresa irá intensificar os movimentos iniciados em 2023, como a ampliação das parcerias com escritórios de investimentos e corretoras. O crescimento da carteira de corretores por todo o País também segue sendo uma prioridade.
Em 2023, a empresa deu início aos atendimentos presenciais em oito cidades pelo Brasil – entre elas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Este ano, o objetivo é consolidar as operações presenciais em todas as regiões do País.
Com 10 produtos no mercado de seguro de vida, entre eles os seguros de doenças graves e invalidez, a empresa anunciou a expansão dos negócios para o mercado de investimentos recentemente. A insurtech desenvolveu um produto específico e direcionado aos grandes escritórios de investimentos, para facilitar a venda e gestão do seguro de vida em apenas uma interface. Escritórios relevantes do mercado, como Invest Smart, Warren, EQI e Guide, foram algumas das que já se interessaram pela solução.
O objetivo da empresa para 2024 é se consolidar ainda mais no mercado de seguros pessoais. Para isso, a insurtech espera liderar as iniciativas de inteligência artificial no setor. Rafael Cló revela ainda que, no primeiro semestre, a Azos deve lançar novas ferramentas próprias exclusivas, que já estão em fase de testes.
“Nosso objetivo é sempre ser mais eficiente. Para este ano, estamos focando na expansão geográfica e no aumento do rol de produtos”, comenta Rafael Cló. O gestor explica ainda que para alcançar as conquistas, os corretores têm se tornado importantes protagonistas no processo de desenvolvimento de novas coberturas e lançamento de melhorias na plataforma de tecnologia.