Notícias | 9 de maio de 2024 | Fonte: CQCS Ítalo Menezes em parceria com Fernanda Torres (JRS)

SOS Chuvas RS: mercado de seguros se une para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul 

As recentes e intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul causaram um rastro de destruição, afetando severamente a região. Segundo a Defesa Civil estadual, cerca de 388 dos 497 municípios do estado foram afetados pelos fenômenos climáticos. Diante dessa situação adversa, o mercado de seguros gaúcho se pronunciou para auxiliar as comunidades afetadas. Um grupo de apoio foi criado pelo Sindseg-RS em conjunto com o Sincor-RS, CVG-RS, Aconseg-RS, Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Sul, Clube da Bolinha-RS, Clube da Pedrinha-RS, ENS, Clube das Gurias e as mídias CQCS, JRS e Seguro Gaúcho. 

Várias companhias do setor de seguros aderiram a iniciativa solidária, que também conta com a colaboração de diversos colaboradores voluntários dispostos a prestar assistência às famílias afetadas. Essa ação em conjunto mostra a força e a solidariedade da comunidade seguradora gaúcha diante dos desafios enfrentados pela população em meio às adversidades climáticas.

A CEO do JRS, Júlia Senna, destaca que a gravidade da situação uniu o Mercado de Seguros, bem como a capacidade de mobilização através da solidariedade. “Quando começamos a ver famílias inteiras perdendo seus lares e precisando de ajuda, não poderíamos ficar parados. Nos unimos à entidades sérias e criamos o fundo, pois estamos comprometidos em mobilizar todos os recursos necessários para auxiliar aqueles que foram impactados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Nós do JRS, acreditamos firmemente no poder da solidariedade e união do mercado de seguros para fazer a diferença nas comunidades que enfrentam desafios como este”, disse. 

Pessoas que não foram atingidas pelas enchentes, na maioria dos casos, possuem familiares ou amigos desaparecidos. Tendo em vista essa cruel realidade, as entidades do setor já auxiliam o Governo através de campanhas de contribuições diretas e tornou-se igualmente importante cuidar dos ainda mais próximos do Mercado de Seguros. “Após os rios baixarem, teremos um longo caminho para refazer os lares atingidos. Limpeza, verificação de danos, reposição de roupas e utensílios. O CVG RS tem uma diretoria e um grupo de conselheiros extremamente engajados, estamos além de obviamente trabalhando nos resgates, abrigos de acolhimento, todos nós estamos usando toda nossa rede de relacionamento pessoal e comercial em busca de doações”, pontuou Jean Figueiró, presidente do CVG-RS. 

Guilherme Bini, Presidente do Sindseg-RS, ressalta que o grupo trabalha alinhado às necessidades informadas pela Defesa Civil, porém também realizando levantamentos de carências específicas, tendo em vista as várias fases de reconstrução nas quais a região passará. “Queremos e estamos realizando um cadastro para apoiar as famílias na reconstrução de seus lares ou até mesmo para restabelecer condições de moradia. Queremos mostrar que somos um mercado unido, independente se corretor, sindicato, clube, associação, provedores, todos juntos e unidos podemos fazer a diferença na vida de muitas famílias”, afirmou. 

Segundo informações do Sindseg-RS, o ‘SOS Chuvas RS’ já arrecadou aproximadamente R$ 40 mil nas primeiras 24h da ação. O Presidente do Sincor-RS, André Thozeski, frisou o momento de reconstrução para as vítimas das enchentes e convidou a todos para continuarem aderindo ao movimento de solidariedade. “Iniciamos agora a fase de reconstrução das vidas de muitas pessoas. Nessa fase precisamos muito da sua contribuição e da sua doação. Disponibilizamos uma chave PIX, onde a doação pode ser feita com segurança e com a certeza que os recursos vão ser aplicados da melhor maneira possível”, disse.

De acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios, mais de 61 mil moradias foram danificadas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), as enchentes afetam mais de 80% da atividade econômica do Estado. 230 mil pessoas estão fora das suas e desse total, 66 mil estão em abrigos ou desalojadas. Até a presente data, a Defesa Civil registrou 107 mortes e 136 desaparecimentos no Rio Grande do Sul. 

Para participar do movimento solidário do Mercado de Seguros, doe qualquer valor através da Chave Pix 92947241/0001-60 (CNPJ do Sindicato das Empresas de Seguros do RS).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN