Notícias | 20 de maio de 2022 | Fonte: CQCS

Sompo tem atuação de destaque em Gerenciamento de Risco na área de Transportes

“Os nossos segurados que contrataram a consultoria em Gerenciamento de Riscos alcançaram resultados bem expressivos, que, além do valor agregado, também podem ser medidos pelo retorno do investimento”. A afirmação é do diretor de Transporte e Auto Frota da Sompo Seguros, Adriano Yonamine, segundo o qual, desde 2015, a companhia vem realizando investimentos contínuos em tecnologia e em especialistas reconhecidos no mercado nas áreas de Transporte, Logística e Gerenciamento de Riscos. “A Sompo conta com a maior equipe de especialistas em gestão de riscos do mercado, contribuindo com as operações de seus segurados, principalmente na identificação dos potenciais riscos envolvidos em suas operações, recomendando e dando suporte na implementação dos mecanismos mais eficazes que contribuam na mitigação desses riscos.”, acrescenta Yonamine, em entrevista ao CQCS. 

Ele frisa ainda que, com esses aportes, a área de Transporte da companhia cresceu substancialmente e vem se estruturando melhor a cada ano para fazer frente à estratégia de crescimento sustentável, com a entrega de uma solução que esteja na preferência dos segurados.  

Outro ponto destacado é que a Sompo adotou um modelo por meio do qual as filiais em todo o Brasil contam com especialistas no segmento com conhecimento das características e necessidades específicas do mercado logístico local. Isso faz com que todo o desenvolvimento de contratos e suporte ao trabalho de gerenciamento de riscos aconteça de forma mais eficiente, traga resultados mais efetivos para o segurado e propicie mais oportunidades de negócios para os corretores de seguros. “Além disso, outro ponto é que a companhia, junto com empresas parceiras estratégicas da área de monitoramento, conta com uma Central de Monitoramento própria, na qual profissionais dessas empresas parcerias estão alocados para efetuar atendimento exclusivo aos segurados da companhia. Cada profissional é responsável por um grupo de contas, as quais tem de monitorar, com toda a tecnologia disponível para esse fim. Isso permite um acompanhamento mais personalizado e qualitativo do trabalho de monitoramento. Enquanto o índice de recuperação de cargas roubadas está na ordem de 19%, a assertividade da nossa Central de Monitoramento faz com que o índice de recuperação de cargas roubadas supere os 50%”, pontua o executivo.  

Ele destaca também a “Assistência à Descarga”, realizada pela Sompo Services (unidade de serviços da Sompo na área de Transportes), que acompanha e vistoria nos seguros de Transportes internacionais com o intuito de minimizar o risco de prejuízo decorrente de avarias que podem ocorrer em mercadorias importadas ou exportadas.  

Com atuação em todos os portos e aeroportos do Brasil, a companhia conta com infraestrutura para intervir de forma ágil e cuidadosa por meio de um atendimento diferenciado para os clientes. “Todos esses fatores contribuíram para que corretores de seguros e segurados tenham a real percepção do valor agregado que entregamos na contratação de nossas apólices. Isso faz com que a Sompo Seguros mantenha a liderança no mercado de Seguro de Transporte por cinco anos consecutivos”, diz Yonamine. 

CORRETORES 

Ele enfatiza ainda a importância do corretor de seguros, atuando como o interlocutor que representa o segurado e recomenda as opções de mercado que contam com as características adequadas para atender ao segurado.  

Como esse é um segmento com muitas particularidades é necessário corretores de seguros com conhecimentos específicos tanto sobre como funcionam as operações logísticas quanto sobre o funcionamento do mercado de seguros e das especificidades das coberturas de seguro de Transporte. “Aliás, todo o trabalho de desenvolvimento das soluções de gerenciamento de riscos para a operação do segurado é feito em conjunto com o corretor de seguros”, ressalva o executivo.  

A Sompo atua de forma muito próxima aos seus parceiros corretores de seguros e segurados, seja Embarcador ou Transportador.  

Durante a pandemia, por exemplo, trabalhou de maneira a seguir entregando uma solução de qualidade superior tendo em vista a necessidade específica de cada cliente.  

Não por acaso, os vínculos com os clientes são duradouros. Em média, os clientes do ramo de Transporte renovam suas apólices por cinco vezes. Ou seja, em média, são seis anos de renovação de apólice num ambiente de mercado muito competitivo. “Com o trabalho desenvolvido nos anos recentes, alcançamos um índice de retenção superior a 90%. Isso demonstra a assertividade de nossa estratégia de atuação em atender às expectativas dos clientes, além do reconhecimento por parte de nossos parceiros e clientes em relação à nossa postura de parceria e do valor agregado que o serviço prestado pela seguradora confere à operação dos embarcadores e transportadores”, observa o diretor da Sompo.  

CASE 

Ele cita ainda o case de uma grande empresa do segmento de bebidas que, antes de contratar o seguro de Transportes com a Sompo Seguros, tinha muitos problemas com roubo de cargas, mesmo com um investimento substancial na Gestão de Riscos.  

Em um período de apenas seis meses, a empresa acumulava cerca de R$ 7 milhões em prejuízos. Com o trabalho desenvolvido pela parceria da Sompo Seguros e o apoio do corretor de seguros e da equipe da empresa segurada, a sinistralidade passou para menos de R$ 1 milhão por ano. “Por meio de um plano estruturado sob consultoria da equipe de especialistas em Gestão de Riscos da Sompo, aliado ao trabalho de monitoramento efetuado pela Central de Monitoramento própria da seguradora e a redução na frequência desses eventos, alcançamos vários milhões de cargas recuperadas em quatro anos de atendimento desse cliente. Com isso, não só tivemos uma enorme redução dos prejuízos como também no Prêmio de Seguro pago pelo Segurado e em seu investimento no Gerenciamento de Riscos. Esses são índices que mostram a efetividade do trabalho de gerenciamento de riscos correto, que pode sempre ser incrementado para minimizar ainda mais a probabilidade de os sinistros ocorrerem”, conclui o executivo.

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