O engenheiro mecânico Marcelo Blay tem mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros. Depois de dois anos de formado, ele trabalhou na Porto Seguro, onde ficou por dez anos. Em seguida, o executivo teve passagem de sete anos na Itaú Seguros como diretor de Sinistros de Produtos de Varejo até alcançar a vice-presidência da companhia.
“Corretores ou clientes, todos seremos online um dia”, prevê Marcelo, que hoje está à frente da Minuto Seguros, corretora que oferece pela internet seguros de Auto, Residência, Saúde, Vida e Eletrônicos, entre outros.
“Comprei a Blay Corretora de meu irmão. Era uma empresa que tinha 16 anos de mercado e na qual posso exercer tudo aquilo que aprendi, atuando ao lado das seguradoras, mas desta vez como corretor. Ao ver a carência de oferta de seguros pela internet, acrescentei esse serviço aos serviços da corretora, que agora se chama Minuto Seguros”, explica Marcelo.
A Minuto Seguros é, portanto, sucessora da Blay Corretora. “Agora, ela possui 18 anos de experiência e, ao mesmo tempo, é uma recém-nascida, pois passamos a ser online em dezembro de 2011”, acrescenta.
E por que a operação da Minuto Seguros adotou o modelo de vendas pela web? “Olhando pelo lado da demanda, a geração de menos de 25 anos nasceu no mundo da revolução tecnológica da internet. Eles não sabem para que serve um fax, instrumento imprescindível para qualquer corretor que quisesse ter sucesso nos anos 90. Essa geração está acostumada a fazer pesquisas no Google e nas outras ferramentas de busca”, argumenta Marcelo.
Ele avalia também que, pelo lado de quem faz o negócio, quando a Minuto tomou a decisão de investir no universo online, a intenção era achar um nicho de mercado em que pudesse atender às futuras demandas. “A internet para a pessoa física é uma tendência mundial, o que os mercados maduros, como o americano ou o inglês, mostram muito bem”, reforça Marcelo.