Notícias | 8 de dezembro de 2003 | Fonte: Jornal do Commercio

Sincor-RJ defende o direito de escolha

AUTOMÓVEL

Corretores criticam fim da cobertura de valor definido
O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (Sincor-RJ), Henrique Jorge Duarte Brandão, afirma que não vai medir esforços para impedir que as seguradoras deixem de operar com a cláusula de valor determinado no seguro de automóvel.
Ele revela que “esteve com diretores da Susep (Superintendência de Seguros Privados) no início da semana e que deixou o encontro com a garantia de que a autarquia não baixará circular extinguindo esse tipo de cláusula, como pediram os seguradores”.
– Na Susep, obtive a promessa de que a nova circular deixará a cargo da seguradora decidir se oferece ou não ao consumidor a cláusula de valor definido, que fixa a importância segurada do carro na apólice. O sindicado fará um levantamento para relacionar as empresas que não estiveram oferecendo o direito de escolha – diz Henrique Brandão, lembrando que a outra cobertura indeniza, na perda total, pelo valor de mercado do veículo.
O objetivo, segundo ele, é o de recomendar aos corretores de seguros que só operem com seguradoras que ofereçam a cláusula de valor determinado ao cliente.
Polêmica
A adoção ou não do valor determinado vem causando polêmica desde o início de vigência do novo Código Civil, em janeiro deste ano. Os seguradores sustentam que a lei proibiu a cláusula. Os corretores afirmam, no entanto, que esse é um direito assegurado ao consumidor.
A diretoria da Susep ainda não definiu essa questão, embora prevaleça na autarquia a tese de que os seguradores estão certos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN